Resiliência é um termo provindo do latim “silie” (saltar) acrescido do prefixo “re” (novamente) sendo entendido atualmente como voltar ao estado normal,
O conceito de resiliência vem da Física, definindo a capacidade de um material retornar ao seu estado normal, após acumular energia quando submetido a um processo que o força sem que este, no entanto, sofra ruptura.
O termo resiliência, com o tempo, passou a ser utilizado também em Psicologia, Ecologia e Administração, além da Física, possuindo em cada uma dessas áreas um significado próprio, adaptado ao estudo que se dele se faz.
Resiliência Ambiental
A resiliência ambiental, em ecologia, define a capacidade de um determinado sistema voltar ao seu equilíbrio após flutuações provocadas por distúrbios climáticos ou de influência humana. Diferente da resistência, que é a capacidade do sistema manter seu esquilíbrio, a resiliência é a capacidade de recuperação do sistema.
Na ecologia o conceito de resiliência ganhou notoriedade através dos estudos do ecologista e pesquisador canadense Crawford Stanley Hollind na década de 1970. Para ele era preciso saber o grau de auto-organização do sistema, o grau de adaptação após o distúrbio e a quantidade de troca que um sistema pode suportar.
Resiliência na Psicologia
A resiliência na Psicologia define a capacidade de um indivíduo lidar com os próprios problemas, superar os obstáculos, as adversidades, e resistir à pressão em situações adversas sem entrar em algum surto psicológico. A resiliência emocional é a capacidade de superar problemas.
Alguns estudiosos da Psicologia propõem que a resiliência é a combinação dos fatores psíquicos que criam no ser humano as condições de superar e enfrentar os problemas, enquanto outros consideram que se trata da tomada de decisão entre o problema e a vontade de vencê-lo.
Resiliência na Física
Na Física, resiliência é também conhecida como resilência, tratando-se da propriedade de alguns materiais de acumular energia quando submetidos a algum tipo de pressão ou choque sem, no entanto, sofrerem qualquer ruptura. Após a pressão ou tensão sofrida, o material poderá ou não ter uma deformação residual. Como exemplo podemos citar a vara de salto em altura, que se verga a um limite extremo sem se quebrar, dissipando a energia acumulada ao lançar o atleta para o alto.
A medição da resiliência é feita com o pêndulo Charpy, que solta uma massa pesada sobre uma proveta de determinadas dimensões, provocando sua ruptura, e calculando a energia absorvida. Essa medida é conhecida como quilogrâmetros por centímetro quadrado, ou kgm/cm².
Também pode se medir através de percentual, onde 0% mostra que o material sofre deformações plásticas e 100% deformações elásticas.
Resiliência na Administração
Em Administração, resiliência é um conceito que faz parte de processos de gestão, ou seja, os profissionais devem ter equilíbrio emocional para lidar com problemas do trabalho, principalmente quando ocorrem situações adversas, contrárias ao planejado. Trata-se do indivíduo que tem tenacidade para o seu trabalho, que busca assertividade.
Assim, o profissional resiliente é aquele que está sempre se renovando, sempre se transformando e buscando melhorias, impulsionado por um propósito proativo, tomando medidas que minimizem os problemas, sem nunca se deixar abater pelas adversidades naturais de qualquer profissão.
O significado de Resiliência está na categoria Significados