Religiosidade é um substantivo feminino. O termo vem do Latim religio, que significa “respeito pelo sagrado, reverência pelos deuses”, de religare, que quer dizer “atar firmemente/’.
O significado de Religiosidade se refere à característica do que é religioso, ou seja, a aptidão ou disposição específica que alguém tem para refletir sobre a atividade religiosa e seus aspectos.
Ou seja, a religiosidade é a reunião das virtudes e sentimentos religiosos, assim como a tendência que uma pessoa tem em se referir ao que é sagrado.
A religiosidade explana a sagacidade de uma pessoa em refletir sobre sua própria espiritualidade. Nesse caso, não se aborda somente a teoria, mas também a prática a partir do momento em que um indivíduo é fiel em relação a suas ideias religiosas – o que normalmente acontece ainda durante infância, pela educação familiar.
Uma série de ações abrange o conceito de religiosidade, pois a finalidade principal dela é oferecer uma reflexão dos ideais éticos que mostram determinado teor religioso. Todas as ações, portanto, são utilizadas como uma forma de avaliação moral daquela pessoa e como ela se dedica. Isso quer dizer que a religiosidade apresenta o sentido de transcendência que um indivíduo possui ao conjeturar sobre questões associadas à religião e às doutrinas religiosas pessoais.
Psicologicamente, a religiosidade atua nos valores e no comportamento de um indivíduo ao refletir sobre se algo é ou não correto para si. Quando um sujeito é realmente fiel a sua doutrina, as crenças religiosas têm valor na consciência pessoal.
A religiosidade consegue mostrar a forma que a pessoa tem de se comunicar com sua divindade, podendo ser através de rituais, orações ou rezas. Isso é considerado uma maneira de dialogar espiritualmente, possuindo inestimável valor para a linguagem religiosa.
Questionamentos que estão vinculados com o sentido da vida e da morte, da existência da alma, do sofrimento e da dor, além de outras perguntas acerca do que há além da vida ou mesmo da existência de Deus, podem ser respondidos por meio da religiosidade.
Embora sejam termos muito parecidos, a religiosidade e religião possuem ideias distintas.
Enquanto que a religiosidade vem a ser a busca da transcendência para que o ser humano vivencie a espiritualidade, a religião é a experiência pela qual uma pessoa tem sua crença em Deus (ou deuses) e na fé.
Por isso, a religiosidade discorre da relação que uma pessoa tem com esta determinada crença.
As palavras religiosidade e espiritualidade também possuem significados diferentes, mesmo que muita confusão seja feita sobre seus conceitos.
De todo modo, a religiosidade se encarrega da forma de atuar sobre a vida religiosa e suas atitudes. O que fica claro é que a religiosidade tem origem na fé.
Por outro lado, a espiritualidade não tem relação com qualquer doutrina – isto é, qualquer pessoa pode ter seu lado espiritual, independentemente de sua religião.
Uma pessoa pode frequentar seus rituais religiosos e seguir os preceitos de sua doutrina mesmo sem ter espiritualidade. Na realidade, uma pessoa pode não ter fé, mas ter espiritualidade e mesmo assim seguir os preceitos por questões de conveniência social ou hábito.
Os sinônimos de Religiosidade são:
Os antônimos de Religiosidade são: