Relevo é uma palavra que classifica uma forma de saliência, isto é, uma irregularidade em uma superfície. Lugares com relevos muito acentuados podem ser um problema para a locomoção.
O relevo pode ser dito como um tipo de curvatura que pode ser confundido também com o termo “protuberância”, devido a ambos serem uma forma de relevo, mas este segundo sendo bastante acentuado com um formato e superfície especifica.
O significado de relevo pode ser melhor compreendido quando estudamos o seu uso, como por exemplo, na Geografia. O relevo será a palavra usada para dizer que há um conjunto de formas que se destacam na crosta terrestre, que foram provocadas devido a ação constante ou esporádica do elemento força, que pode ser externa ou interna, e que é classificada como agente de relevo.
Os agentes externos, conhecidos também como exógenos, são os rios, mares, geleiras, chuvas, animais ou qualquer ação humana que venha a trazer formas modificadas na superfície terrestre.
Já os agentes internos, chamados de endógenos, serão os abalos sísmicos, os vulcões e os movimentos tectônicos que têm em sua ação, agira de dentro da terra com movimento para fora dela.
Quando o relevo é falado no meio de estudo da geomorfologia, sua relação com a forma física, ou melhor, com a paisagem física está na formação mais recente ou atual da superfície terrestre. Relevo será uma palavra usada de forma genérica para indicar algumas diferenças de pendor e altitude, assim como as formas de superfície terrestre, os volumes e as desigualdades da superfície da terra.
Quando usada no sentido figurado, a palavra relevo classificará o estado de algo ou alguma coisa que é muito importante, que é visto acima das outras coisas, que fica facilmente mais amostra ou em evidência. Neste caso, este termo será um sinônimo para ênfase, como por exemplo:
“Os jogadores dão muito relevo ao que o técnico fala”.
Desta foram, usar essa palavra na expressão “pôr em relevo” irá levar ao significado de deixar em destaque, de chamar atenção ou até salientar algo especifico.
Quando este termo é usado na atividade de esculturas, na qual é feita a criação de vários tipos de esculturas, o significado da palavra leva à uma técnica que é usada para produzir formas de saliência na superfície que está sendo trabalhada e que irá projetar a forma desejada. Os trabalhos decorativos de todas as formas são os que mais usam das técnicas de relevo.
As formas de relevo que mais ouvimos falar e que são consideradas as principais são:
“As planícies”, “Os planaltos”, “As depressões” e as “Montanhas”.
O que normalmente é um elemento determinante para o relevo é a composição litológica, a estrutura geológica e também os processos geodinâmicos, que são orogênicos, vulcânicos, sismológicos e tectônicos. Todas as relações e elementos vindos destes processos são de extrema importância pra o relevo.
O território Brasileiro é classificado como um dos lugares que não têm locais com pontos de grande altitude, pois o local mais alto do Brasil é o Pico da neblina que tem uma altura aproximada de 2994 metros.
O significado de Relevo está na categoria Significados