Significado de Recursos Minerais


O que é Recursos Minerais



Recursos Minerais são conhecidos dos seres humanos desde muito tempo: sabe-se que o ancestral chamado homo habilis utilizavam pedras como armas e que civilizações antigas, como os Maias, já utilizavam o ouro em joias e objetos religiosos.

No Brasil, os recursos metálicos foram descobertos em Minas, no século XVII, pelos colonizadores. O significado de recursos minerais é simples: são substâncias naturais inorgânicas.

Recursos minerais significado

Os recursos minerais são substâncias inorgânicas extraídas da terra, são minerais que, depois de escavados, servem como matéria-prima para diversos fins.

Uma boa definição do conceito de minerais é: são elementos inorgânicos de formato sólido. O conceito de inorgânicos relaciona-se à presença do átomo de carbono: todas as substâncias que apresentam carbono em sua composição, são orgânicas; as demais, inorgânicas.

Os minerais podem ser metálicos ou não metálicos.

No Brasil, encontram-se os seguintes minerais metálicos: alumínio, chumbo, cobalto, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, titânio, zinco e zircônio. Dentre os não metálicos encontramos, no país, areia, cascalho, argila, caulim, talco, mica, basalto, mármore, ardósia, quartzo.

Os recursos minerais, em especial os metálicos, são encontrados na natureza em sua forma pura, ou seja, matéria bruta. Para que esses recursos possam ser utilizados, é preciso que sejam separados de outros minerais. Por exemplo, o ouro, quando encontrado, está em pedras. É necessário separá-lo do material que não tem valor.

Utilização dos minerais

Os recursos minerais no mundo são utilizados como matéria-prima para diferentes fins. Ouro, prata, titânio e zircônio, por exemplo, servem para fazer joias.

Dentre os minerais não metálicos, um é muito comum no Brasil: a areia, utilizada para compor vidro, filtrar água entre outros. Ainda, junto do simples cascalho, e da argila, pode ser utilizada em construções.

Conhecida há bastante tempo pela humanidade, a argila é um recurso não metálico que esteve presente nas primeiras civilizações: dela eram feitos potes, bacias, copos, jarras e outros apetrechos.

Na era clássica do Império Romano, um recurso mineral tinha um uso inusitado: para quebrar a acidez do vinho e, portanto, deixá-lo mais doce, os romanos ferviam a bebida em panelas feitas de chumbo. O mineral se misturava à bebida e causava diversas mortes por intoxicação.

            Embora também sejam encontrados embaixo da terra, carvão e petróleo não são recursos minerais, pois são orgânicos, ou seja, apresentam carbono em sua composição. Sendo assim, recursos minerais e fontes de energia não se relacionam.

O significado de Recursos Minerais está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Recursos Minerais |