Reciprocidade é uma palavra cujo significado é: o ato de responder às ações da mesma forma que recebê-las, ou seja se receber de forma positiva, deve-se responder de forma positiva e se receber de forma negativa deve se responder da mesma forma. De forma resumida podemos caracterizar a reciprocidade como dar uma resposta mútua.
Como um valor social a relação de reciprocidade é considerada como um dos fatores que sustentam a vida em sociedade, uma vez que do ponto de vista da psicologia social as relações de reciprocidade contribuem para a manutenção das regras sociais.
A origem da palavra reciprocidade vem do latim reciprocitas, que significa a mutualidade, entre uma coisa e outra.
Muitas vezes a palavra reciprocidade é remetida a exemplos de solidariedade, amizade e hospitalidade, pois tem como base gerar uma ação a partir de outra, logo quando se tem uma boa ação, sendo reciproco, espera-se que virá uma outra boa ação em troca.
A reciprocidade também é um valor de muitas religiões e culturas, como por exemplo nos conceitos indianos onde a reciprocidade é demonstrada através do Karma e Darma, onde você sofrerá ou será abençoado conforme as suas ações anteriores, da mesma forma como no cristianismo, onde deve-se respeitar e amar o próximo como a ti mesmo, esperando que todos sigam esse pensamento, remetendo a uma união que traria a paz, caracterizando reciprocidade.
Quando falamos em relação de reciprocidade em nível de Estado, podemos dar como exemplo os relacionamentos diplomáticos entre países, onde quando um país faz um gesto de amizade e gentileza, espera-se que o outro trate de um jeito reciproco.
Do ponto de vista filosófico, a reciprocidade pode ser definida como o pensamento intelectual pelo qual torna-se possível compreender a existência do outro no mundo, integrando-o a sua realidade.
No âmbito das relações humanas como amizade e amor, o conceito de reciprocidade se aplica em poder ser correspondido em seus sentimentos.
Para que seja possível manter relacionamentos de amizade ou amor, é essencial que uma relação de reciprocidade exista, pois cada indivíduo deve ser capaz de retribuir para as outras pessoas o sentimento e atenção que recebe, demonstrando assim que retribui aquilo que recebe e não somente em palavras, mas também reciprocidade em ações.
Um exemplo dessa situação é quando um amigo solicita auxilio porém você nunca está disponível para ajuda-lo, assim com o passar do tempo ele perceberá que a amizade não é correspondida é você não é um bom amigo, caracterizando como não recíproco, da mesma forma no amor.
A chamada reciprocidade bancária nada mais é do que o banco oferecer serviços como empréstimo e crédito aqueles clientes que de alguma forma contribuam para o banco, seja utilizando seus serviços ou mesmo mantendo um bom saldo em conta.
Esses serviços são caracterizados por descontos em taxas e tarifas, até mesmo isenção para realização de determinadas operações para esses clientes que são considerados importantes e por isso recebem a reciprocidade da instituição financeira.
O significado de Reciprocidade está na categoria Significados