Reciclagem é o nome dado ao conjunto de procedimentos que visa a transformação de materiais usados para serem reutilizados na forma de novos produtos. Tais materiais normalmente iriam para o lixo, mas graças à criatividade e às necessidades de muitos, acabam sendo reaproveitados e se tornando úteis de outras maneiras. O termo, bem como a execução da reciclagem tem ganhado muita atenção ao longo dos últimos anos devido à necessidade cada vez maior de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Este assunto ganhou evidência a partir dos anos 1980, quando o desenvolvimento industrial levou à produção de uma grande quantidade de embalagens e produtos descartáveis, ou seja, lixo. Com isso, os governos e ONGs dos países desenvolvidos começaram a exigir uma postura sustentável das indústrias, que acabaram sinalizando campanhas como a coleta seletiva e a reciclagem do alumínio e do papel. Posteriormente, desenvolveram-se técnicas de reaproveitamento do vidro e do plástico.
A reutilização desses materiais é importante na instância ambiental, por proporcionar um uso mais conscientizado dos recursos naturais, além de diminuir os impactos e a poluição à água, ao ar e ao solo. Na instância econômica, a reciclagem é sinônimo de corte de gastos e força de produção, além de ser uma fonte de renda para o terceiro setor – os trabalhadores que recolhem esses materiais dos centros de lixo e revendem para as empresas recicladoras.
Para efeitos de organização e eficiência, a reciclagem respeita um sistema que separa os materiais em cores, que podem variar de um país para outro. No Brasil, as cores que correspondem a cada material estão dispostas na lista abaixo:
papel ou papelão – cor azul
plástico – cor vermelha
vidro – cor verde
metal –cor amarela
madeira –cor preta
resíduos perigosos –cor laranja
resíduos dos serviços de saúde – cor branca
resíduos radioativos –cor roxa
resíduos orgânicos –cor marrom
resíduo geral não reciclável –cor cinza
Outra questão que valida a importância da reciclagem é a grande quantidade de tempo que leva para o meio ambiente absorver os materiais recicláveis de maneira natural. O papel leva de 2 a 4 semanas, as embalagens de plástico chegam a levar 40 anos e as latas de alumínio, na pior das hipóteses, podem levar até 100 anos. Se não houvesse a possibilidade de reciclagem, o mundo poderia estar imerso em uma montanha de latas, embalagens e garrafas.
O símbolo mundial de representação da reciclagem é um triangulo de três setas em posição anti-horária. Cada seta representa uma fase do processo: a indústria, que fabricou o produto; o consumidor, que usou o produto; a reciclagem, que transformará o produto.
O significado de Reciclagem está na categoria Significados