recalcado é uma palavra proveniente do latim, unindo-se o prefixo re (por inteiro) com calcare (pisar, pisotear). Calcare é derivativo de calx (calcanhar).
Recalcado pode ter diversos significados em nossa língua portuguesa da atualidade. Pode ser algo que foi calcado diversas vezes, podendo ser um termo usado em engenharia, no assentamento de um alicerce, quando a edificação sofre um rebaixamento em consequência do rebaixamento do solo em suas fundações.
O recalque é uma das principais causas de rachaduras em construções, podendo inclusive causar seu desmoronamento. Um bom exemplo de recalque é a Torre de Pisa, na Itália, uma obra que teve recalque num dos lados, só não tendo caído até hoje devido a modernas intervenções de engenharia.
Na área da Psicanálise, o termo recalcado é utilizado para designar uma pessoa que sofre de recalcamento. Os estudos sobre o recalque na Psicanálise foram feitos inicialmente por Freud, sendo considerado desde então como problemas de personalidade que o indivíduo considera inaceitáveis e que interferem em seu desenvolvimento.
O indivíduo recalcado cria um mecanismo de defesa mental contra ideias que não sejam compatíveis com sua personalidade, mas que são mantidas em nível inconsciente, como emoções, desejos, afetos e lembranças que entram em conflito com a visão que a pessoa tem de si própria, atrapalhando a sua relação com outras pessoas.
Para Freud, a situação está presente em todas as pessoas, e acaba codntribuindo para simplificar a própria existência, não podendo, assim, ser considerada patologia, a não ser que chegue ao ponto em que o conflito reprimido comece a provocar desprazer com a vida e com a relação mantida com o mundo.
Ainda segundo o pai da Psicanálise, o recalque psicológico pode ser visto sob dois prismas: a repressão primária e a secundária, que representam a constituição do inconsciente e a rejeição das representações inconscientes, respectivamente.
Em ambas existe um processo psíquico em que a pessoa rejeita algumas representações ou ideias, negando-as inconscientemente e bloqueando, desta maneira, os conflitos geradores de situações como angústia e depressão.
Popularmente, o termo recalcado é usado para definir uma pessoa que é invejosa ou tão reprimida que não consegue estabelecer uma relação de afeto, referindo-se sempre aos outros com críticas e insultos.
O significado de Recalcado está na categoria Significados