Ratimbum é uma onomatopeia usada para imitar o som de uma banda de percussão. Onomatopeia é a representação falada de um som natural.
No início ou no final da apresentação, antigamente, e isso geralmente também acontecia em circos, a bandinha tocava algo que soava como “tarará-tim-bum”. Essa expressão acabou sendo incorporada à linguagem e acabou até se transformando em felicitações de aniversário, após cantar o tão famoso “Parabéns a você”.
Como a palavra “tarará-tim-bum” não se adequava à felicitação, acabou se transformando em Ra-tim-bum, que acabou ficando mesmo ratimbum.
Ratimbum também é o nome de um programa infantil que se tornou grande sucesso na TV Cultura, no período de 1989 a 1992. O programa tinha direção de Fernando Meireles e trazia encabeçando o elenco Marcelo Tas (o mesmo do CQC) e Carlos Moreno. A série gerou um total de 180 episódios e teve até mesmo internacionais, como a Medalha de Ouro no Festival de Nova York.
O programa acabou dando origem a outro, o Castelo Ratimbum, também na TV Cultura, que tinha no elenco Sérgio Mamberti, entre outros.
Uma lenda, espalhada principalmente entre os evangélicos pentecostais, diz que ratimbum é uma palavra mágica usada para amaldiçoar uma pessoa. A lenda também diz que é uma palavra usada em rituais de magia negra e que faz um mago ressurgir das trevas para realizar o desejo da pessoa que quer amaldiçoar outra. Diz-se, ainda, que era utilizada pelos magos da Pérsia (atual Irã) e, embora seja uma onomatopeia só usada no português brasileiro, muitos ainda creem que seja verdade.
Uma outra lenda estabelece que ratimbum é uma referência a um rajá indiano que tinha o nome de Timbum. Como seu nome era muito sonoro, isso cativava os estudantes, que acabaram utilizando o nome do rajá nas comemorações.
O significado de Ratimbum está na categoria Significados