Ratificar e retificar são bons exemplos de palavras parônimas, isto é, palavras que possuem pronúncia e grafia semelhantes, podendo ser confundidas pelas pessoas, embora seus significados sejam totalmente diferentes.
Ratificar é o resultado composto vindo do latim “ratus”, que tem o significado de válido, e o verbo “facere”, ser feito, o que significa confirmar, reafirmar, comprovar ou validar algo. Retificar, então, sempre terá o sentido de concordar com algo, de confirmar ou aprovar. Citando alguns exemplos da utilização de ratificar, com seus diversos sentidos:
Retificar também provém do latim, com a junção de “rectus” (cujo significado é reto, correto, acertado) com o verbo “facere” (que tem o significado de fazer), o que nos dá o sentido de corrigir ou emendar, ou mesmo de endireitar algo que não tinha sido feito da forma correta. Podemos dar como exemplo, nesses dois sentidos da palavra:
Retificar também possui sentidos específicos em algumas ciências: em eletrônica, retificar significa mudar a corrente de alternada para contínua; em geometria tem o significado de definir a extensão de um arco em uma curva e, em química, significa purificar pela destilação.
No português falado no Brasil, “retificar” também tem o sentido de recondicionar o motor de um veículo, de colocar seu funcionamento em perfeitas condições, razão pela qual encontramos oficinas mecânicas com o nome de “retífica de motores”. A retífica de motores se tornou tão popular que substitui perfeitamente a palavra recondicionamento.
O significado de Ratificar e retificar está na categoria Significados