Significado de Racismo


O que é Racismo



Racismo é um substantivo masculino. O termo se originou no ano de 1902 do Francês racisme, sendo conhecida no inglês somente em 1936 quando foi usada em um contexto relacionado às doutrinas nazistas de superioridade ariana.

O significado de Racismo é uma forma de preconceito ou discriminação social que se relaciona com as mais diferentes raças, etnias e características físicas do ser humano, cujo pensamento crê que uma dessas raças é superior às outras.

Ou seja, uma pessoa racista baseia-se na ideia de que há superioridade em seus traços do comportamento humano ou de suas características físicas.

Veja mais sobre o significado de Discriminação.

Por isso, o racismo pode acontecer pela mentalidade de que há superioridade de alguma raça ou etnia sobre outras por questão de pele, opiniões, pensamentos, crenças, cultura, caráter, inteligente, entre outros aspetos.

O racismo é considerado uma ação discriminatória e depreciativa não baseada em critérios científicos.

Embora seja algo que ocorra diariamente, o racismo se manifestou com mais força ainda em períodos da história que são lembrados pela forte questão de dominação, como, por exemplo, durante a escravidão, o holocausto, o colonialismo e o imperialismo.

O preconceito classificado como racismo é considerado um crime inafiançável e está previsto na Lei nº 7.716/1989. Além disso, tal crime pode fazer com que o acusado seja condenado anos depois do ato.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é celebrado no dia 21 de março – a data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de homenagem para os mais de 60 mortos em um massacre que aconteceu na África do Sul, naquele exato dia no ano de 1960.

Na leitura da Declaração Universal dos Direitos do Homem, é possível observar que se preza pela proteção dos direitos fundamentais do ser humano – o que se condena qualquer tipo de discriminação por causa de cor, nacionalidade, gênero, idioma, etnia, religião ou outra condição.

Infelizmente, o racismo continua muito enraizado na sociedade e está associado com casos e conceitos de homofobia, bullying racista, xenofobia e outros assuntos que são extremamente atuais.

Veja mais sobre os significados de XenofobiaHomofobia e Bullying.

Racismo e Preconceito

Os termos preconceito e racismo estão bastante ligados, mas não significam a mesma coisa, afinal o próprio racismo é um tipo de preconceito.

O conceito de preconceito é visto como uma opinião realizada superficialmente sobre determinada pessoa ou grupo, sem base em razão ou experiência realizada. O racismo, por sua vez, é a crença de que uma raça é superior às outras.

O preconceito se origina a partir da ignorância ou com base em estereótipos, enquanto que o racismo é resultado do preconceito criado pela antipatia e ódio para com as pessoas daquela diferente raça, por exemplo.

Um exemplo de preconceito é quando um indivíduo afirma que as pessoas obesas reclamam que não conseguem perder peso porque são preguiçosas.

Um exemplo de racismo é quando um indivíduo afirma que outro é perigoso somente por causa da cor da sua pele.

Racismo Reverso

Também chamado de racismo inverno, o racismo reverso designa o racismo contra brancos, isto é, quando há esse tipo de preconceito que parte dos negros contra pessoas brancas.

A existência dessa forma de racismo não possui determinação científica justamente por apresentar contradições, afinal o próprio racismo parte da ideia de que uma discriminação social só acontece quando há o estabelecimento de relações de poder e diferenças na hierarquia.

Com base na parte social e histórica, os negros não apresentam poder superior aos brancos para que gere uma situação de opressão sobre os brancos.

Tipos de racismo

Existem alguns tipos diferentes de Racismo, sendo os quais: o Racismo Individual, Racismo Institucional, Racismo Cultural, Racismo Primário, Racismo Comunitarista e Racismo Ecológico:

  • Racismo Individual:

É o tipo de racismo proveniente de atitudes individuais e que se manifesta através de estereótipos, interesses pessoais e comportamentos,

  • Racismo Institucional:

Este tipo de racismo é aquele que vem de instituições políticas e econômicas que marginalizam e rejeitam muitos indivíduos (como mulheres, negros e índios, por exemplo), de forma direta ou indireta.

  • Racismo Cultural:

É o racismo que prevê a superioridade entre as culturas e se manifesta justamente através das crenças, costumes, religião, línguas e outras características.

  • Racismo Primário:

Racismo emocional e psicossocial geralmente provocado sem qualquer justificativa.

  • Racismo Comunitarista:

Chamado também de Racismo Diferencialista, esse racismo tem como base o conceito de que a raça não é natureza, mas sim etnia ou cultura.

Tal racismo é visto como o preconceito contemporâneo que se manifesta conforme as diferenças existentes. Por causa disso, esse tipo de racismo é bastante reforçado graças às discussões sobre os assuntos como identidade cultural, nação e comunidade.

  • Racismo Ecológico:

O racismo ecológico, ou também racismo ambiental, é a discriminação da natureza, isto é, é uma forma de destruir o meio ambiente de modo a afetar comunidades e grupos, sem que haja a aplicação igual da legislação para todos.

O significado de Racismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Racismo |