Quociente é uma palavra de origem latina (quotiente) e está relacionada a operações matemáticas que envolvam a divisão de números exatos onde um número inteiro pode apresentar um dividendo idêntico ao produto pelo divisor, ou quando um número de valor superior possui como resultado o número que é inferior ou igual ao seu dividendo.
Quando ocorre este último caso, diz-se que o mesmo é o quociente de dois números racionais e quando se trata de dois números inteiros, a fração é conhecida como razão. Por outro lado, o quociente de uma divisão não gera um número real quando a operação é realizada com o número zero.
Nos números racionais, reais e outros corpos, a divisão se reduz à multiplicação pelo inverso. Nos polinômios, a operação resultante dos casos inteiros gera um resto ou divisão polinomial.
As representações gráficas matemáticas são as seguintes: Fração (para os denominadores que são diferentes de zero), barra, sinal de divisão, dois pontos e sinal inverso.
Quociente de Inteligência (ou QI) é um tipo de designação que permite atribuir através de uma medida média o nível de inteligência dos seres vivos que é conhecido por meio de um teste em que se avalia um indivíduo tomando como base o desempenho padrão ou médio da população.
Alguns testes de inteligência mais antigos que se tem conhecimento reportam-se ao ano de 606 na China Antiga, onde a pessoa era submetida à avaliação e deveria demonstrar suas habilidades cognitivas em matérias como: direito, obras clássicas, aptidões militares, matemática e escrita ideográfica.
O moderno teste de QI foi proposto em 1912 pelo psicólogo alemão Wilhelm Stern (1871 – 1938), que ainda introduziu as palavras: idade cronológica e idade mental. Em sua teoria, Stern propôs que para se conhecer o QI de pessoas com idade inferior a 16 anos era preciso dividir a sua idade mental pela idade cronológica.
Em 1916, o psicólogo norte-americano Lewis Madison Terman (1877 – 1956) propôs a multiplicação por 100, cuja fórmula é: QI = 100 x IM / IC; onde IM (Idade Mental) e IC (Idade Cronológica). Assim sendo, a média obtida apresentada a seguir demonstra que:
QI entre 90 e 109: Inteligência média (normal);
Entre 110 e 120: Inteligência acima da média;
Acima de 121: Superdotação.
O significado de Quociente está na categoria Significados