Quo vadis é um termo que possui origem no latim e quer dizer “Para onde vais?” ou “aonde vais”.
Outro significado dessa expressão é “por onde andas” ou por “onde caminhas”.
O uso dessa expressão aparece no evangelho apócrifo nos atos de Pedro. Essa frase é encontrada em uma passagem em que Pedro se encontra com Jesus ressuscitado, ao fugir de uma possível crucificação em Roma. São Pedro então pergunta a Jesus: _ Quo vadis? Ou seja, Para onde vais?
Também é vista na bíblia sagrada no livro de João, 16:5, onde Jesus diz aos seus seguidores: “ E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde Vais?”
Quo Vadis é também um romance escrito pelo polonês Henryk Sienkiewicz, publicado originalmente em 1895. A história é contada no período da Roma imperial e possui como tema a perseguição sobre os cristãos após o grande incêndio de Roma.
Esse grande incêndio devastou a maior parte da antiga cidade de Roma. E os cristãos foram os responsabilizados por esse feito. Não se sabe exatamente os motivos que levam a essa acusação. Historiadores acreditam ter sido uma manobra de Nero.
Desse romance originou-se o filme Quo Vadis no ano de 1951. É um filme que se encontra na categoria drama.
A obra de Henryk Sienkiewicz também ficou bastante conhecida devida a grande quantidade de versões de filmes que foram realizados sobre o livro. O primeiro filme que se tem notícia é uma versão francesa do cinema mudo datado de 1901.
O significado de Quo Vadis está na categoria Significados