Quíchua é um idioma.
O significado de Quíchua é um idioma indígena encontrado em alguns povos do continente americano. Pode-se encontrar diversos dialetos que dividem este idioma, em especial em países como o Equador, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia e Chile, entre outros.
Quíchua também pode ser o termo utilizado para designar o indígena que pertence a determinada etnia que fala o idioma quíchua.
A língua Quíchua é bem antiga, datando ainda antes do Império Inca, sendo considerado o idioma nativo mais falado na América do Sul, acreditando-se que alcança cerca de 10 milhões de pessoas.
O Quíchua é um dos idiomas oficiais do Peru, Bolívia e Equador.
Entretanto, embora seja muito antigo, o Quíchua nunca teve registros correspondentes, pois o alfabeto foi somente introduzido após a chegada dos colonizadores espanhóis. Os europeus adotaram o idioma para se comunicar com os índios a fim de promover a conversão ao Cristianismo.
Essa relação dos espanhóis com os quíchuas provocaram a incorporação de palavras desse idioma ao próprio espanhol e que acabou vindo também para a língua portuguesa. Alguns exemplos de termos que possuem origem quíchua são:
O idioma Quíchua é bem famoso, pois foi uma inspiração para George Lucas (cineasta, roteirista e produtor cinematográfico mundialmente conhecido pelas franquias Star Wars e Indiana Jones). Lucas introduziu um idioma que teve sua inspiração na língua sul-americana, que na série se chama hutês, para um dos vilões, o personagem Jabba, the Hutt.
Outro personagem da série que fala um idioma que tinha associação com o Quíchua é Greedo.
Para manter o respeito para com o povo quíchua, a produção da série fez com que os diálogos dos personagens em quíchua fossem gravados e rodados ao contrário.
O significado de Quíchua está na categoria Significados