Querida é uma palavra que possui uma etimologia interessante. Sua origem está no particípio passado do verbo querer (tinha querido). O verbo querer, por sua vez, vem do latim quaerere, que originalmente tinha o significado de procurar.
A evolução da língua portuguesa acabou trazendo a palavra querida para a classificação de adjetivo, tornando-se uma expressão de afeto e carinho, usada para tratar a mulher amada ou mesmo para expressar amizade.
Como adjetivo, a palavra querida qualifica algo ou alguém que queremos muito bem, como por exemplo: “Fulana é uma professora muito querida”. Pode ser um substantivo quando utilizamos querida como referência a quem queremos bem, muitas vezes até substituindo o próprio nome da pessoa, como no exemplo: “Querida, precisamos conversar”.
A língua inglesa utiliza a palavra dear, que tem o significado de “caro”, para criar a expressão “my dear”, ou seja, “minha querida”. Como os adjetivos da língua inglesa geralmente são de ambos os gêneros, é preciso saber se a referência é feita ao homem ou à mulher para facilitar a sua tradução.
No nosso idioma português, muitas vezes também usamos outras palavras para expressar o carinho e o amor. Na linguagem popular, propriamente vindo da gíria, a palavra chuchu, que na verdade se trata de um legume, é usada como referência no sentido figurado para chamar a pessoa amada: “Meu chuchu”.
O significado de Querida está na categoria Significados