Quaresma é uma palavra cujo significado é: período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo a páscoa, entre a quarta-feira de cinzas e o sábado de aleluia, onde os cristãos católicos se preparam, respeitando algumas tradições, para a celebração do nascimento de Jesus.
A tradição da quaresma teve início no século IV e se origina dos períodos bíblicos onde era comum que acontecimentos importantes ocorressem em períodos de quarenta dias ou quarenta anos, como os quarenta anos do povo de Israel no deserto em busca da terra prometida ou os quarenta dias de Jesus no deserto.
Nestes dias antes da páscoa os católicos buscam uma aproximação com Deus, lembrando os quarenta dias que Jesus passou no deserto, tendo um aprofundamento espiritual, fazendo algum tipo de penitência, dedicação a oração, fazendo obras de caridade e renunciando a si mesmo através de jejum.
A mensagem principal é que nesses dias que antecedem a páscoa deve-se lembrar o amor de Deus para com seus filhos.
Os dias de quaresma iniciam na quarta-feira de cinzas e terminam no sábado de aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa, num total de 46 dias, da quarta-feira de cinzas até sábado ou quarenta dias desconsiderando domingos. Toda a sexta feira da quaresma é considerada sagrada e necessita abstinência, sendo comum não comer carne nas quartas-feiras de cinza e sexta-feira santa. Nas igrejas os sacerdotes vestem a cor roxa para lembrar o sofrimento.
A quarta-feira de cinzas pode ser considerada como um dos dias mais importantes de penitência e respeito para um cristão católico além da páscoa, sendo o primeiro dos dias da quaresma, nela é lembrado como a vida é frágil e sujeita a morte. A origem desse nome vem da missa de cinzas, que é uma missa onde os fiéis levam uma marca de cinzas na testa com sinal da cruz, e devem carrega-la até o pôr do sol, simbolizando o arrependimento.
No período de catequese a Igreja ensina os mesmos preceitos da quaresma porém tenta abordar de uma forma mais simples para que as crianças possam entender e participar das atividades, como por exemplo na penitência, onde a criança pode deixar de comprar algum doce ou bala e doar aquele dinheiro para caridade, aproximando, assim, os jovens da tradição.
A quaresma de São Miguel é uma tradição que teve início com São Francisco de Assis, e pode ser considerada como um período especial para penitência e orações.
Ela acontece em dias diferentes da quaresma anterior a páscoa, tendo seu início em 15 de agosto indo até 28 de setembro, na véspera da comemoração da festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
São Francisco era um santo que sempre buscou estar mais próximo de Deus e renovar sua fé em Jesus a cada dia e, por isso, mantinha tradição de realizar até 3 quaresmas por ano, além de outros dias de oração e jejum. Ele também tinha como desejo e vocação a busca pela salvação de todos os homens.
O significado de Quaresma está na categoria Significados