Qualidade é uma palavra proveniente do latim, “qualitatem”, aparecendo pela primeira vez em textos de Cícero enquanto traduzia Platão para a língua romana. Tem como base o pronome “qualis”, remetendo à pergunta “qual?”, buscando saber qual é o modo de ser de um objeto, de um fato ou de alguém.
No sentido mais comum e amplo, qualidade é a propriedade de qualificar, de dar um determinado valor a serviços, pessoas, objetos, etc. Assim, qualidade é relacionada ao atendimento de necessidades e expectativas que temos com relação a tudo que utilizamos em nossa vida diária.
O sentido de qualidade foi também aplicado à vida das pessoas, a partir da década de 1940, quando surgiu a noção de “qualidade de vida”, com a definição de estabelecer o necessário para que todos tivessem um padrão para viver.
De uma maneira ainda mais ampla, hoje podemos nos referir à classificação da qualidade do ar, qualidade da água que bebemos, qualidade do ar que respiramos, qualidade de um produto ou de um serviço prestado, embora não possamos ter uma definição clara e objetiva, já que a qualidade vai depender do atendimento às necessidades de cada um.
Desde meados do século XX, a qualidade passou a ter uma definição baseada em conformidades, ou seja, estabeleceu-se padrões mínimos para que produtos e serviços tivessem a qualidade exigida pela sua utilização, devendo ter características que lhe dessem o valor devido.
A busca da qualidade levou à criação de órgãos certificadores para definir os padrões de qualidade, como a ISO 9001, IS0 14001, SA 8000 e PRODIR, incentivando as empresas a criarem sistemas de gestão de qualidade, fazendo um controle em produtos e serviços que lhe dessem a garantia de qualidade junto aos clientes.
Esse conceito acabou por se espalhar entre as empresas, tornando-se uma necessidade para seu desenvolvimento e desempenho junto à sociedade de tal forma que uma empresa que não possua uma gestão da qualidade não demonstra seriedade e confiabilidade.
O significado de Qualidade está na categoria Significados