QI tem o significado de Quociente de Inteligência, fator que serve para medir a inteligência das pessoas, tomando por base testes específicos.
O QI é uma ferramenta psicológica utilizada para medir o desempenho cognitivo de uma pessoa, comparando-a com pessoas da mesma faixa etária, ou seja, da mesma idade.
Para uso comum, Quociente de Inteligência foi abreviado para QI, tornando-se uma medida padronizada, feita através de testes especialmente desenvolvidos para tanto, procurando verificar a inteligência das pessoas.
O primeiro teste para medir a capacidade intelectual do ser humano foi desenvolvido pelo psicólogo francês Alfred Binet, no início do século XX. Em suas primeira aplicações, o psicólogo utilizou-se de estudantes que tinham dificuldade de aprendizado, vendo nisso uma maneira de encontrar meios para superar os problemas de educação.
Depois disso, ainda no início do século XX, o psicólolo alemão William Stern criou a expressão Quociente de Inteligência, introduzindo na técnica termos como IM, para indicar a Idade Mental, e IC, para indicar a idade cronológica, relacionando assim a capacidade mental de um indivíduo com sua idade cronológica.
As escalas utilizadas para medir o Quociente de Inteligência foram propostas, no início, pelo psicólogo Lewis Madison Terman, que tomou por base os trabalhos realizados com crianças superdotadas. Em sua fórmula, que é conhecida como “QI k= 100 x IM/IC”, os resultados superiores a 140 foram considerados como pertencentes a gênios, enquanto que os valores inferiores a 70, seriam de pessoas com raciocínio lento.
David Wechsler, outro psicólogo que se debruçou sobre os estudos do Quociente de Inteligência, elaborou um novo teste, desenvolvido exclusivamente para pessoas adultas, definindo uma nova escala, que ficou conhecida como Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, com a sigla WAIS, em inglês (Wechsler Adult Intelligence Scale), escala que já passou por uma série de revisões, adaptando-se aos novos conhecimentos adquiridos sobre a capacidade intelectual humana.
Nessa escala, os valores são comparados com o grupo etária, assumindo-se que a população mundial tenha um QI médio igual a 100, considerando-se que a dispersão distribui-se normalmente com desvios padrão de 15. Segundo a escala WAIS, os níveis de Quociente de Inteligência estão classificados da seguinte maneira: