Pujança é um substantivo feminino com origem no Francês puissance, que significa “poder, força”, do Latim potere, que quer dizer “poder”.
O significado de Pujança é a particularidade ou característica do que é pujante, isto é, aquilo que é excepcionalmente forte, que possui superioridade, influência, importância, vigor ou robustez de maneira excessiva.
Pujante é um adjetivo e tem como significado qualificar aquilo que tem pujança.
Por exemplo:
“Aquele pujante atleta foi ovacionado pela torcida.”
“O grupo de policiais que chegou na capital chamava atenção pela pujança!”
Pujança pode também designar o poder exercido de modo que se faça o outro obedecer, isto é, é o mesmo que poderio.
Por exemplo: “A pujança era um aspecto presente durante a Ditadura Militar. Eram inúmeras regras e punições desagradáveis para quem as descumprissem.”
Ainda, pujança pode transmitir outra ideia: seria o significado do mais alto grau de progresso de um ser vivo, indicando o mesmo que exuberância.
Pujança também significa excesso de propriedades materiais, isto é, riqueza e prosperidade. É sinônimo de abundância ou fartura de recursos materiais.
Por exemplo:
“O Brasil está passando por um momento de pujança em termos econômicos.”
“Os Estados Unidos sempre foram um exemplo de pujança militar.”
Indicar a grandiosidade ou a magnificência de algo também é um conceito de pujança, como, no exemplo abaixo, é possível reparar:
“Grande parte dos visitantes tinham o desejo de ficar frente a frente com a pujança da pintura de Leonardo da Vinci.”
Mais ainda, pujança pode se referir à capacidade de produção de um solo ou terreno (isto é, de grande fertilidade), bem como se referir à vegetação que possui um intenso desenvolvimento. Por exemplo: a pujante floresta Amazônica.
Na Geologia, pujança descreve a espessura das camadas que fazem parte de um dique ou de um veio.
O significado de Pujança está na categoria Significados