Puericultura é um substantivo feminino da gramática portuguesa que significa o conjunto de meios empregados que auxilia e trata da saúde e do bem-estar das crianças no seu nascimento e nos primeiros dias de vida. A palavra puericultura tem sua origem no latim, uma vez que os vocábulos puer e pueris significam criança.
Define-se como uma subespecialidade da pediatria e por isso auxilia esta com o acompanhamento integral concernente ao processo de desenvolvimento da criança. Desta forma, o pediatra conta com maiores possibilidades de detectar de modo precoce os mais diversos distúrbios que dizem respeito às áreas do crescimento físico, do desenvolvimento neuropsicomotor e também da nutrição.
Com a detecção precoce, é possível tratar enfermidades como, por exemplo, o raquitismo e a anemia ferropriva - males estes que, quando observados em estado avançado, deixam sequelas nas crianças.
Historicamente, o termo puericultura foi criado pelo médico suíço Jacques Ballexserd (1726 – 1774), em 1762. No Brasil, chegou por volta de 1899 com o médico Arthur Moncovo Filho (1846 – 1901).
Na puericultura, existem duas classificações conhecidas pelo nome de puericultura leve e puericultura pesada, as quais se diferenciam entre si da seguinte forma:
Dá-se o nome de puericultura pesada aos objetos utilizados para dar maior conforto ao bebê, bem como cuidar dele com maior atenção, ou seja, são utensílios e artigos considerados indispensáveis como, por exemplo: berços, banheiras, cama com grades, bebê conforto, cadeirinha de automóvel, carrinhos de bebês para passeios, etc.
Por outro lado, consideram-se como puericultura leve os utensílios e objetos empregados para o uso pessoal e que são indispensáveis durante os primeiros anos de vida da criança como, por exemplo: fraldas, chupetas, mordedores, babadores, mamadeiras, esterilizador de mamadeiras, escova, etc.
Embora os recém-nascidos careçam de maiores cuidados, o puericulturista tem como tarefa acompanhar o bebê desde todo o período do pré-natal até bem depois do nascimento da criança.
Vale ressaltar que cabe ao puericulturista realizar o acompanhamento do cartão de vacinação, tendo em vista que existem variadas e importantes vacinas que são indispensáveis para a saúde e proteção da criança como é o caso da poliomielite, meningite, tétano e febre amarela.
O significado de Puericultura está na categoria Significados