Publicidade é um termo que tem sua raiz no latim publicus, e desde sua origem até os nossos dias está ligado ao que é público, notório. Contudo, publicidade é uma palavra mais frequentemente associada a área da comunicação e ao conjunto de técnicas que podem ser empregadas para que alguma coisa ou pessoa se torne conhecida e seja bem vista por um grande número de pessoas.
Na publicidade desenvolve-se os meios mais eficazes para que uma mensagem seja difundida e consiga alcançar uma ampla gama de significados despertando emoções e interesses diversos. Indo muito além da informação, focada na intenção de promover aceitação e aumentar vendas.
Divulgar, promover, espalhar, são verbos estritamente ligados ao ofício da publicidade. Tudo isso feito com grande cuidado estético, com apuro e sensibilidade artística, ao mesmo tempo que empreendido a partir de pesquisas de mercado, conhecimentos psicológicos, econômicos e sociológicos do comportamento dos consumidores e dos efeitos na população dos meios de comunicação de massa.
Assim, a publicidade além de ter como função estimular a compra de determinado produto ou serviço, também tem como função a criação da identidade de seus clientes, criando uma “cara” para produtos, serviços ou mesmo pessoas, a exemplo do que acontece com diversas celebridades.
A publicidade como uma forma de comunicação se usa dos mais diversos meios para atingir ao seu público alvo, de modo que encontramos publicidade na televisão, no cinema, rádio, cartazes, textos, internet, (e-mails, blogs, sites, vídeos e etc.), jornais, flyers, banners, outdoors entre outros.
A habilidade para escolher o meio correto para a vinculação de uma campanha publicitária é fundamental no âmbito da publicidade. Uma bela campanha, criativa, baseada em conceitos inovadores, pode não ter efeito algum se for vinculada no meio errado, ao mesmo tempo que uma campanha menos criativa e interessante pode mesmo assim surtir o efeito desejado se para a sua vinculação for escolhido o meio adequado.
Uma crítica importante que pode ser feita a publicidade é quanto ao fato de que algumas vezes, para “vender o seu peixe”, em uma campanha são utilizados meios não totalmente éticos. Como o objetivo final da publicidade é criar aceitação e fomentar vendas, não é raro acontecer de que certos aspectos sobre determinado produto ou pessoa sejam omitidos, certas qualidades sejam enaltecidas que muitas vezes não condizem com a realidade, algumas promessas sejam feitas que não podem de fato serem cumpridas, levando o público a uma visão distorcida do produto ou pessoa. É o que pode ser chamado de propaganda enganosa.
Publicidade e Propaganda
Publicidade e propaganda podem ser usados como sinônimos, contudo, muitos autores fazem distinção entre os dois termos apontando diferenças fundamentais entre eles. Para estes autores, enquanto a publicidade seria mais voltada para divulgar algo e deixa-lo mais interessante e atraente de um ponto de vista comercial, a propaganda seria mais voltada para propagar ideias, valores, teorias e princípios, estando mais ligada portanto a setores da sociedades como a política, educação e a religião.
O significado de Publicidade está na categoria Significados