Psicose é um substantivo feminino. O termo vem do Grego psykhosis, que significa “doença mental”, de psykhé, que quer dizer “mente, alma, espírito” e sufixo -osis, que é “condição anormal”.
O significado de Psicose é o termo usado para determinar qualquer doença da mente que provoca distorções na percepção da vida real do indivíduo, ou seja, é um problema médico que afeta o cérebro de tal maneira que a pessoa não possui mais qualquer contato com a realidade, apresentando-se, portanto, como a redução da habilidade de caracterização do que é real.
Essa condição compromete a maneira que a pessoa se comporta, pensa, se sente e percebe o mundo ao redor, o que faz com que esta se comporte de forma antissocial, passando por momentos de agitação, de descontrole e até de agressividade.
Além destes sintomas, um indivíduo psicótico pode apresentar também confusão mental ao falar, com frases ditas sem sentido e que não estão claras, além de dificuldade de concentração, perda de memória recente, assim como:
Entende-se que psicopatia é um termo sinônimo de psicose. Psicopatia é o conjunto de traços da personalidade e de comportamentos específicos, que apresentam-se como pessoas encantadoras à primeira vista, passando boa impressão e superficialmente “normais”, porém são egocêntricas, desonestas e também indigna de confiança.
Psicopata é o nome dado para um indivíduo que possui uma doença ou personalidade psicopática.
Psiquiatria é a área da Medicina que faz o estudo e tratamento destas doenças.
Ainda, no sentido figurado, a palavra psicose pode ser definida como uma obsessão, um comportamento ou uma mania fixa.
Os tipos mais comuns de psicose são:
Normalmente, o tratamento da psicose inclui:
Mais frequentemente conhecido como transtorno bipolar, a psicose maníaco-depressiva é uma doença psiquiátrica que se apresenta através de alterações de comportamento, com períodos de depressão e períodos de hiperatividade.
A desordem cerebral provocada pelo transtorno de bipolaridade modifica a forma de pensar, agir e sentir (e viver) em um ritmo acelerado, com comportamentos extravagantes, que levam a crises de ansiedade e agitação.
Assim como a psicose no geral, o tratamento do transtorno de bipolaridade pode ser feito por meio de medicamentos, mudanças no estilo de vida, terapia familiar e psicoterapia individual.
O significado de Psicose está na categoria Significados