Psicologia Infantil, também conhecida como Psicologia do Desenvolvimento, é um campo científico que estuda as mudanças de comportamento que ocorrem durante o período relacionado ao crescimento e desenvolvimento de uma criança, desde os primeiros momentos de vida até o fim da adolescência.
São observados e estudados diversos aspectos pessoais como, por exemplo, as características físicas, perceptivas, cognitivas, sociais, linguísticas e emocionais. Outros campos de estudos que exercem bastante influência e contribuem significativamente são a psicologia individual e a psicanálise.
Em um acompanhamento infantil cabe ao psicólogo responder duas questões básicas importantes, a saber: quais são as características biológicas ou predisposições genéticas que interagem no comportamento da criança, e como essas mesmas mudanças se relacionam e exercem influência de forma mútua.
Vale ressaltar que a psicologia infantil oferece suporte para áreas científicas como a pediatria que, dependendo do caso, atuam de forma conjunta. De modo geral, a psicologia infantil atua no tratamento de problemas e/ou doenças como:
A psicologia infantil compreende esse período como a fase em que se inicia a socialização da criança, a qual começa a se agrupar com outras da mesma idade. Geralmente são bastante tagarelas e mandonas. São bastante imaginativas e adoram ouvir explicações, e por isso os profissionais recomendam trabalhar o diálogo como forma de educação e orientação.
As crianças desta idade são mais propensas a criar e manter suas amizades infantis, brincando com seus amigos em lugares abertos. Procuram independência e gostam de resolver os problemas sozinhos. São bastante criativas e compreendem as emoções. Os psicólogos recomendam que os pais promovam atividades em grupo para aumentar a socialização.
O significado de Psicologia Infantil está na categoria Significados