Pseudônimo é uma palavra de origem grega (ψευδώνυμος) que significa nome falso ou nome ilusório usado em substituição ao seu nome legal. É um recurso utilizado geralmente por artistas e atletas que não gostam de seus nomes verdadeiros ou acreditam que os mesmos não possuem uma boa sonoridade que os faça serem marcantes para quem ouve, principalmente o público.
Alguns artistas substituem seus nomes por apelidos, retiram ou acrescentam letras e caracteres, bem como adotam sobrenomes de outras pessoas famosas ou de parentes distantes.
Muitos escritores famosos recorreram aos pseudônimos com o intuito de se aventurar em outros gêneros literários que geralmente eram diferentes daqueles pelos quais haviam se consagrado, ou mesmo para poderem realizar importantes críticas à sociedade ou abrir a discussão sobre temas considerados polêmicos.
Os pseudônimos são considerados como “as personas” ou simplesmente uma personagem criada com o intuito de poder se aventurar livremente por universos novos e desconhecidos. Durante os séculos XIX e XX, muitas escritoras faziam o uso de pseudônimos masculinos para poderem publicar suas obras, uma vez que a sociedade era machista e somente os homens tinham a liberdade de exercer plenamente o oficio da escrita.
Além de atletas e artistas, os jornalistas também costumam adotar os pseudônimos. Os nomes falsos podem ser estrangeiros ou não, assim como muitos autores que possuem nomes de registro que são considerados de difícil grafia ou pronúncia e utilizam de pseudônimos como forma de simplificar a comunicação.
Os heterônimos (ou nomes diferentes) são os chamados autores fictícios ou pseudoautores. Trata-se de personalidades com caráter criadas pelo próprio autor. Um dos maiores exemplos de heterônimos refere-se ao poeta e escritor português Fernando Pessoa (1888 – 1935) que possuía dezenas deles – cada qual tinha sua personalidade poética e características singulares. Dentre os mais famosos destacam-se: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Existem centenas de pseudônimos famosos de artistas em variados gêneros. Alguns deles são os seguintes:
Pelé ou Edson Arantes do Nascimento
Allan Kardec ou Hippolyte Léon Denizard Rivail
Tristão de Ataíde ou Alceu Amoroso Lima
George Eliot ou Mary Ann Evans
George Orwell ou Eric Arthur Blair
Josef Stalin ou Ióssif Vissariónovitch Djugashvili
J. K. Rowling ou Joanne Rowling
Bob Dylan ou Robert Allen Zimmerman
Pablo Neruda ou Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto
Woody Allen ou Allan Stewart Königsberg
Lana Del Rey ou Elizabeth Woolridge Grant
Freddie Mercury ou Farrokh Bulsara.
O significado de Pseudônimo está na categoria Significados