Significado de Pseudo


O que é Pseudo



Pseudo não é propriamente uma palavra, mas sim um radical que tem origem no idioma grego, e que é bastante empregado em nosso idioma. Assim, pseudo é entendido como um termo de composição que indica que alguma coisa é falsa, de mentira. Indica algo ou alguém que passa por algo que não é, um fingimento, uma falsificação.

Pseudo sempre indicará o caráter enganador, fraudulento, artificial de algo, como por exemplo na palavra pseudointelectual, que designa alguém que só tem a aparência de ser intelectual, mas que de fato não é, designa um falso intelectual.

Pelas regras gramaticais da língua portuguesa o prefixo pseudo será seguido de hífen quando a palavra complementar do termo iniciar com a letra h, como na expressão pseudo-história.

Na sequência alguns exemplos da aplicação do prefixo pseudo:

Pseudônimo – é um nome que substitui o nome verdadeiro de uma pessoa, geralmente usado por artistas, escritores e etc.

Pseudociência – indica o tipo de pesquisa que não é considerada ciência pelos meios acadêmicos e científicos oficiais, como a ufologia, a parapsicologia, a astrologia entre outras.

Pseudoprofeta – a bíblia faz referências a falsos profetas que iludiriam o povo usado o nome de Jesus, esses também podem ser chamados de pseudoprofetas.

O significado de Pseudo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Pseudo |