Originalmente PS tem o contexto de “post scriptum” ou, em latim, “escrito depois”, sigla utilizada no final de uma carta, acrescentando uma informação que não havia sido incluída e que se revestia de capital importância para o conteúdo da missiva.
Através dos tempos, porém, acabou se transformando numa estratégia retórica. Além de corrigir lapsos de memória, ela informa que a mensagem não havia sido incluída. Também serve para dar destaque a uma ideia que deveria ser levada em consideração. Esse detalhe pode também explicar porque, mesmo tendo recursos corretivos no computador, ainda nos deparamos com um “PS” em e-mails, por exemplo.
A sigla “PS” também pode ser substituída por “Obs.” ou “Em tempo”, o que demonstra a necessidade do destaque para uma informação mais relevante, ou também para que essa informação, mesmo não estando no corpo do texto, seja considerada como a mais importante.
Considerando ainda a grande facilidade que temos para estabelecer siglas para palavras ou expressões amplamente utilizadas, “PS” também traz outros significados, tanto em língua portuguesa, quanto em outros idiomas, ou ainda informa serviços:
PS – Devemos considerar relevante observar que precisamos verificar o contexto em que se encontra a sigla “PS” para classificar o seu significado.
O significado de PS está na categoria Significados