Significado de Pronomes de tratamento


O que é Pronomes de tratamento



Os pronomes de tratamento são muito usados como alternativas aos pronomes pessoais em linguagens mais formais e técnicas.  Eles também são conhecidos no mundo acadêmico como axiônimos.  

Os pronomes de tratamento costumam ser utilizados com comunicações mais formais, ainda que também possam ser empregados em situações e conversas mais informais, embora ocorram com menor frequência.

O significado dos Pronomes de tratamento, indica que a sua utilização ocorra com a conjugação dos verbos na terceira pessoa, embora seja indicado para conversar com o interlocutor, que, no caso, é a segunda pessoa.

Por exemplo, durante uma conversa, uma pessoa precisa fazer uma ligação importante e pede o celular emprestado para a outra. O correto é ela dizer “Você pode me emprestar o seu celular?” e não falar “Você pode me emprestar o teu celular?”.

Em muitas regiões brasileiras ocorre a utilização do “você” (cuja origem etimológica é a expressão Vossa Mercê) como pronome pessoal, substituindo a segunda pessoa do singular “tu”. Porém, seguindo a forma gramatical, sua aplicação deve ocorrer apenas e tão somente como pronome de tratamento, tendo sua conjugação considerada a partir da terceira pessoa.

Principais Pronomes de Tratamento

A Língua Portuguesa é bastante rica e oferece uma diversa gama de pronomes de tratamento, que, no entanto, devem ser empregados respeitando um contexto adequados, levando em conta a profissão e o nível de autoridade do seu interlocutor.

Entre os principais pronomes de tratamento existentes, destacamos abaixo os seguintes:

Você: é muito usado em conversas informais, do cotidiano. No Brasil, o “você’ é considerado até hoje uma forma de substituir o pronome “tu”.

Senhor / Senhora (Sr. / Srª): esse pronome de tratamento é muito usado para se dirigir a pessoas desconhecidas ou mesmo quando há um nível de formalidade na relação entre os dois indivíduos.

Vossa Senhoria (V.S.ª): esse pronome de tratamento é indicado para autoridades em geral e também em tratamentos cerimoniosos.

Vossa Excelência (V. Ex.ª): é muito empregado ao se dirigir para altas autoridades do Estado, como membros do Judiciário Legislativo e Executivo. Por exemplo, o pronome de tratamento a prefeito, assim como para governadores, secretários de governo e embaixador é justamente o “Vossa Excelência”. Ele deve ser aplicado também para alguns militares, caso dos generais, por exemplo. Esse pronome de tratamento tem que ser usado por extenso, sem abreviações, quando se tratar do Presidente da República.

Vossa Magnificência (V.Mag.ª): esse pronome de tratamento é destinado para se comunicar com reitores de universidades.

Vossa Santidade: trata-se de um pronome de tratamento usado com o papa;

Vossa Reverendíssima (V.Rev.ª): este caso é dedicado para sacerdotes em geral.

Vossa Eminência: (V.Em.ª): bastante empregado quando precisa se dirigir aos cardeais.

O significado de Pronomes de tratamento está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Pronomes de tratamento |