Promiscuidade é um substantivo feminino. O termo se deriva de promíscuo, que por sua vez, vem do Latim promiscuus, que significa “misturado, indiscriminado”, de pro-, que é “à frente” e miscere, que é “misturar”.
O significado de Promiscuidade é aquilo que é promíscuo, libertino ou indistinto, que não tem ordem, que se mistura de maneira desordenada, confusa.
Sua origem em Latim era utilizada, durante a época da Roma antiga, para determinar as relações inapropriadas entre nobres e plebeus. Naquele tempo, promiscuidade era a mistura indevida de classes sociais – sentido este que durou até que a sociedade tornou-se mais cristã e moralista, com o passar dos séculos.
Logo após, a promiscuidade era o termo utilizado para indicar o sexo feito por prazer, com mais de uma pessoa, totalmente fora das regras impostas pela Igreja e pelo casamento.
Atualmente, esta última ideia é o que se usa para definir promiscuidade. Promiscuidade é o que se destaca pela prática de maus costumes, o que é desregrado e sem regras determinadas, podendo estar associado com a vida particular ou a vida pública de um indivíduo.
A promiscuidade é o relacionamento sexual que envolve diversos parceiros, com uma constante troca entre eles. Entende-se que esta é uma prática de liberdade sexual que pode provocar grandes riscos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A promiscuidade não é o mesmo que poligamia, pois a promiscuidade é o “sexo livre”, enquanto que a poligamia é a “infidelidade consentida”.
Um tipo de relacionamento que descreve perfeitamente o que é promiscuidade é o “relacionamento aberto”, tipo de relação entre duas pessoas que permite relacionamentos paralelos, ou seja, que não há qualquer obrigatoriedade de pertencer somente àquela pessoa.
De acordo com estudos, a ciência conseguiu provar que a promiscuidade e suas predileções por ela estão presentes no DNA, graças a variações de um gene específico: o receptor da dopamina D4. Este está ligado com a tendência das pessoas em relação às noites de sexo descompromissado e pela infidelidade.
Pelos resultados do estudo, entendeu-se que as pessoas que possuíam uma determinada variação do gene dopamina D4 tinham mais probabilidade de ter um histórico de sexo descompromissado e atos de infidelidade.
O significado de Promiscuidade está na categoria Significados