Prólogo é um substantivo masculino singular proveniente da palavra em latim prólogos (o que se diz antes), que consequentemente veio do termo grego πρόλογος (prólogos).
Prólogo é a palavra que designa um texto ou uma observação, de um modo geral curta, que antecede uma obra, assim tendo como desejo apresenta-la ao leitor.
As palavras preâmbulo, introdução, prefácio são sinônimos de prólogo.
O antônimo de prólogo é o epílogo – a parte final de uma obra ou texto. Na literatura, o epílogo é a descrição do desfecho da história.
Existe o verbo no presente do indicativo, prologo (sem o acento) que deriva do verbo prologar, que significa prefaciar ou preceder de prólogo uma determinada obra.
Prólogo é, portanto, a parte inicial da obra, onde são apresentadas as ideias preliminares do assunto do texto em questão, sendo, geralmente de cunho explicativo.
Na literatura, também mostra-se como um destaque do que poderá acontecer no decorrer da obra. Outros autores utilizam o prólogo para descrever uma cena do próprio livro, de modo que haja maior curiosidade para a leitura.
Prólogo também é um termo usado em peças de dramas, na Tragédia Grega, onde significa a apresentação ou enunciado da peça. Isso é feito através de uma personagem representativa anterior à parte do coro e da orquestra, que declama uma mensagem ao público. Essa prática se tornou frequente entre os séculos XVII e XVIII, sendo que acontecia em verso.
Em contexto militar, o prólogo, em peças de artilharia, significa uma corda que faz a ligação do reparo ao armão para fazer o fogo.
O significado de Prólogo está na categoria Significados