Significado de Proletariado


O que é Proletariado



Proletariado tem origem na palavra latina proles, que tinha para os antigos romanos o significado de filho, de descendência.

Proletariado significado

Proletariado, atualmente, designa a classe social mais baixa que se formou dentro das sociedades industrializadas, a classe que se formou na época da Revolução Industrial e que menos resistência poderia oferecer à pressão das mais favorecidas, que comandavam a sociedade através do poder e da força.

Proletariado é o nome dado à classe dos operários, considerados proletários, principalmente pelos partidos de esquerda, com o intuito de incentivar a luta de classes, fazendo com que busquem melhor colocação e melhor padrão de vida. Os indivíduos considerados proletários são os que se mantém permanentemente na condição de assalariados, não possuindo condições de lutar por seus direitos ou de mudar o seu modo de vida por absoluta falta de condições oferecidas pelas classes mais ricas.

A origem da palavra proletário ainda vem da palavra prole, usada entre os romanos para discriminar o cidadão mais pobre, aquele que só era útil à República para gerar sua prole, ou seus filhos que, no futuro, deveriam servir à pátria, lutando pelos nobres e morrendo por eles.

No século XIX, a palavra, que ainda era conhecida, passou a designar a classe pobre, que não possuía qualquer propriedade, que não tinha meios de capitalizar-se ou de gerar uma produção que lhes desse o sustento, precisando vender sua força de trabalho para quem conseguia se capitalizar e tinha os meios produtivos.

Proletariado e burguesia

Ainda no século XIX, a classe produtora e detentora do poder que surgiu foi a burguesia, formada pelos burgueses, ou seja, por aqueles que detinham o dinheiro e o capital, tornando-se a classe representativa do capitalismo, unindo todos os grupos ou indivíduos cujos interesses se conjuminavam, girando em torno da troca de favores para manter o poder. Entre eles estavam os comerciantes, os industriais, os proprietários de terras, os banqueiros e os mais ricos, que dominavam os meios de produção.

Proletariado e capitalismo

Com a Revolução Industrial, despontou o capitalismo, uma organização econômica em que a burguesia, munida de seus poderes, acabou reunindo e obedecendo aos princípios da propriedade privada, da livre competição e do lucro, criando uma divisão da sociedade em suas classes opostas e antagônicas, mas obrigadas a conviver pelo próprio mecanismo engendrado: de um lado, os donos dos meios de produção, e do outro, o proletariado industrial e rural.

Proletariado segundo Karl Marx

O primeiro e grande crítico radical do capitalismo foi Karl Marx, que proclamava a existência de uma sociedade onde não houvesse divisão de classe. No proletariado, Mark via o potencial revolucionário, já que essa era a classe que produzia todos os bens econômicos para a sociedade, sem poder participar da riqueza, sendo explorada e sem participar do capital de seus patrões, tendo pífios resultados com sua força de trabalho.

Segundo Karl Marx, que criou a expressão “mais valia”, o princípio básico é que o empregador paga ao trabalhador um montante muito menor do que o merecido, de onde provém o seu lucro, com o aproveitamento de mão de obra barata. Assim, o antagonismo entre a burguesia e o proletariado, com todos os seus valores e poderes contrários, acaba resultando numa situação de explorador e explorado, situação que perdurou por muitos anos, praticamente atravessando todo o século XX e adentrando o século XXI sem que haja uma solução apaziguadora.

O significado de Proletariado está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Proletariado |