Profilático é o nome que deriva do termo profilaxia, a qual é de origem grega prophýlaxis e significa cautela. Deste modo, profilático é o mesmo que prevenir algum mal ou doença por meio de ações e tratamentos específicos.
Geralmente as ações/medidas profiláticas são estabelecidas conforme se observa o histórico de uma doença com a devida orientação para se evitar possíveis contágios e formas de transmissão.
As medidas de prevenção são consideradas por especialistas, médicos e órgãos da saúde como importantes e eficazes ao combate de doenças que são realizadas por seus agentes como vírus e bactérias.
Ações de higienização pessoal e ambiental criam verdadeiras barreiras naturais à ação nociva desses agentes, assim como as prevenções que podem ser de ordem primária, secundária e terciária.
Na prevenção primária, é colocado um conjunto de ações com o objetivo de remover os fatores que possam causar a doença de modo que se consiga diminuir a sua incidência como forma de combate. Além disso, o objetivo primordial é promover a saúde.
Na prevenção secundária, as ações são empregadas com o intuito de identificar e consequentemente corrigir qualquer anormalidade e devolver a saúde ao indivíduo. Realiza-se o chamado diagnóstico precoce e o devido tratamento.
Na prevenção terciária, busca-se a imediata reintegração do indivíduo à sociedade e por isso mesmo é também conhecida como reabilitação. Como exemplo, têm-se as ações praticadas em escolas ou nos locais de trabalho.
Profilático da enxaqueca é um tipo de tratamento indicado para pacientes que sofrem com esse problema de modo que reduza tanto a frequência quanto a intensidade das dores que acabam comprometendo a qualidade de vida do paciente.
É indicado para pessoas que registram a ocorrência de três ou mais crises de enxaqueca por mês. Dependendo do caso poderão ser indicados medicamentos e métodos profilático e terapêutico como, por exemplo, a acupuntura.
Desta forma, o tratamento profilático pode abarcar desde medidas simples de higiene e boa alimentação até vacinas. Ele é importante e pode evitar o desenvolvimento de uma doença ou que a mesma se alastre por toda uma população. Concomitantemente, há o antibiótico profilático que nada mais é do que uma medida preventiva que se toma para evitar que possíveis pacientes sejam contaminados.
Tal alternativa é considerada devido ao conhecimento de que o antibiótico consegue impedir o crescimento de bactérias ou ainda às consegue matar antes que as possíveis infecções se desenvolvam e invadam a corrente sanguínea.
Por outro lado, na profilaxia amebíase, o mais indicado é realizar o saneamento básico com a devida adequação da remoção dos dejetos humanos, além da ingestão de água somente filtrada ou fervida.
Os principais sinônimos de profiláticos são os seguintes: