Pretensa é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um adjetivo e que significa aquilo que é pretendido; diz respeito ao que é suposto, assim como fictício.
Pretensa é uma variação do substantivo feminino pretensão, o qual tem sua origem etimológica no latim praetensu, particípio passado de praetendere que é o mesmo que “tender para diante ou para a frente”. Pretensa em inglês é pretentious.
Dependendo da colocação, a palavra pretensa pode ganhar um aspecto positivo como também negativo. Sendo assim, se o desejo é bom, tem-se a primeira atribuição, mas se o mesmo é algo que conota alguma ambição ou exagero, logo é tido como o segundo.
Ambos os termos são variações da mesma origem do adjetivo pretensa, ou seja, o substantivo pretensão. Tanto pretensamente quanto pretensiosamente são classificadas na gramática portuguesa como advérbios e podem ser empregados para dar o sentido de orgulho ou vaidade.
Por exemplo: “Ele age tão pretensiosamente que não percebe o quanto é mal visto por outras pessoas” ou “Ela não é pretensamente de acordo com as normas impostas como muitos acreditavam”.
Pretenso comprador é um termo bastante empregado no campo imobiliário como também no direito. Diz respeito ao indivíduo que demonstra, seja verbalmente ou por meio de gestos, que possui desejo de comprar alguma coisa, objeto ou bem.
Nos casos em que há uma relação de promessa de compra e venda, as partes devem observar os preceitos presentes no Código de Defesa do Consumidor por meio da Lei nº 8.078 de 1990, cuja regulamentação especial encontra-se na Lei nº 4.591/64.
Contudo, esta lei orienta as relações de venda e aquisição, e não dos possíveis arrependimentos e distratos nas negociações, cujos possíveis problemas causados têm sido analisados e julgados pelos tribunais conforme o inadimplemento e o pagamento de parcelas realizadas com possíveis compensações, que giram em torno de 10% a 25% dos valores quitados pelos compradores. Como não há uma legislação específica sobre o assunto, o mesmo é passível de discussões.
Trata-se de um termo frequentemente utilizado no direito e na Previdência Social para se referir ao indivíduo que possui chances de receber algum tipo de beneficio ou seguro. Os exemplos mais comuns dizem respeito aos casos de pensão e herança.
Os sinônimos de pretensa são:
Os antônimos de pretensa são: