Pressuposto é o particípio passado do verbo pressupor, cuja origem é a junção do prefixo pré (com o significado de antes) e supor, este sendo um verbo que vem do latim subponere, ou seja, colocar embaixo (sub, abaixo; ponere, colocar).
Pressuposto é uma ideia que se pressupõe, que se supõe antecipadamente, ou seja, é uma pressuposição.
Pressuposto também pode ser algo relacionado a um propósito ou um pretexto, referindo-se ao que se imagina de um plano elaborado. Algo pressuposto por um indivíduo pode ser apresentado, tanto para quem pressupõe quanto para quem o ouve, como algo incontestável, indiscutível, que não permite qualquer constatação.
Um conceito pressuposto é proveniente de uma ideia não expressa explicitamente, mas que acaba sendo percebida através das premissas analisadas ou das expressões utilizadas. Algo pressuposto acaba se tornando verdadeiro ou aceito como tal, já que são a confirmação do que não pode ser constatado a partir de uma análise crítica.
Podemos também considerar como pressuposto uma hipótese ou suposição antes da mesma ser comprovada. Assim, trata-se do ato ou efeito de pressupor, ou seja, de presumir, partindo de algumas premissas para se chegar a uma conclusão objetiva. Neste caso, pressuposto tem como sinônimo o termo conjectura. Para a ideia de pressuposto como pretexto ou um objetivo que se pretende atingir a partir de um conceito, o sinônimo mais adequado é propósito.
Em qualquer comunicado ou enunciado podem ser encontrados os pressupostos e os subentendidos. Enquanto um pressuposto é uma conclusão clara a respeito, que pode ser presumida a partir do comunicado, um subentendido é uma insinuação dentro desse comunicado, uma ideia que pode ser deduzida a partir de determinada informação, não tendo, no entanto, o respaldo da análise para isso.
Uma frase pode conter pressupostos e subentendidos, o que leva a levantar um pressuposto sobre essa mesma afirmação, já que o subentendido depende apenas da interpretação que uma pessoa pode dar sobre o que foi enunciado, enquanto que o pressuposto parte do conceito que foi estabelecido pela frase.
Se afirmarmos, por exemplo, que uma determinada pessoa não pode mais trabalhar, estamos pressupondo que, antes, essa pessoa trabalhava. No caso de subentendido, pode-se tirar conclusões a partir dos conceitos próprios, como afirmar que a pessoa não trabalha mais porque está doente ou porque foi despedida.
Na área jurídica, o pressuposto é um fato ou uma circunstância que é considerada como antecedente necessário de outra similar, ou pode ser uma hipótese ou conclusão que precisa ser colocada à apreciação antes de ser provada.
Os pressupostos processuais são classificados como de existência ou de validade. Assim, um pressuposto processual de existência pode estar identificado com objetivos ou subjetivos qualificados como tais para sua comprovação, enquanto que os de validade devem ser considerados de acordo com o conhecimento anterior de eventos ou acontecimentos para serem validados.
O significado de Pressuposto está na categoria Significados