Significado de Pressão


O que é Pressão



Pressão é um termo que vem do latim “pressio”, “pressione”, e é utilizado em diversas áreas científicas como grandeza que mede a ação de uma força sobre um objeto ou espaço, seja ele líquido, gasoso ou sólido.

A pressão é a força exercida sobre alguma coisa, além de também possuir o significado de comprimir um objeto ou um gás, ou ainda pressionar algo ou alguém.

No contexto de Física, é uma propriedade peculiar a um sistema, podendo ser favorável ou desfavorável. Se considerarmos a pressão que o gás ou vapor exerce sobre uma hélice, ela é favorável, pois pode ser convertida em trabalho. Já a pressão da água no fundo do oceano é desfavorável, por não permitir a exploração das grandes profundidades.

A pressão é uma força que pode ser medida, ou quantificada, calculando-se a razão entre força (F) e área de uma superfície (A) onde a força está sendo aplicada. É possível também medir a pressão através de instrumentos como o barômetro (pressão atmosférica), manômetro (pressão de fluídos em recipientes fechados), piezômetro (pressão e monitoração de níveis em aquíferos), vacuômetro (como o barômetro, mas para medir pressões baixas, próximas do vácuo).

Pelo Sistema Internacional de Unidades, a pressão tem sua medida na unidade N/m², ou seja, Newton por metro quadrado. A unidade de medida Newton foi denominada em homenagem ao físico Isaac Newton e equivale a 0,2248 libras-força e é também conhecida como pascal. Outras unidades de pressão são o PSI, mmHg, milibar, atm, etc.

A palavra pressão também pode ser usada com o significado de forçar alguém a fazer alguma coisa que não quer. Trata-se de sentido figurado, utilizado popularmente, como “pressão do trabalho”, “pressão familiar”, “pressão do dia-a-dia”.

Pressão arterial

Pressão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes de vasos sanguíneos, provocadas pelo bombeamento do coração. Seu valor máximo pode atingir 120 mmHg, quando próximo ao coração, e 30 mmHg nos vasos capilares, e são sempre variáveis. Alterações na pressão arterial podem ocorrer devido ao tônus muscular, à viscosidade do sangue e à atividade cardíaca.

A pressão arterial pode variar de 60/80 mmHg a 90/140 mmHg em pessoas adultas e saudáveis, dependendo do ciclo cardíaco (durante o sono, a pressão arterial costuma baixar e em situações de stress podem aumentar sensivelmente). Dependendo de sua variação pode ser hipertensão (quando alta demais) ou hipotensão (quando abaixo do normal).

Pressão absoluta

O termo pressão absoluta, utilizada em física e mecânica, é resultado da soma da pressão relativa, apresentada no manômetro, e a pressão atmosférica normal, como por exemplo quando calibramos os pneus de um veículo. Quando se quer determinar a pressão absoluta do vácuo, subtrai-se o valor coletado no vacuômetro do valor indicado pelo barômetro.

Pressão atmosférica

Consequência da camada de ar que envolve a Terra, a pressão atmosférica é a pressão exercida pelos gases da atmosfera sobre a superfície do planeta, também indicando a uma pressão exercida sobre determinada camada de ar.

A maior pressão atmosférica se dá ao nível do mar e, quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica. Não se trata, porém, de uma constante, já que as regiões podem apresentar baixa pressão atmosférica (ocorrendo aí fenômenos ciclônicos), enquanto outras apresentam alta pressão (com fenômenos anticiclônicos).

Dessa maneira são formados os ventos, também influenciados pela rotação da Terra e da radiação solar, que aquece a atmosfera. As alterações atmosféricas podem causar distúrbios no corpo humano, como aeroembolismo ou disbarismo.

Pressão hidrostática

Em Física, pressão hidrostática é o quociente entre a forma normal (F) de um líquido atuando sobre um objeto, e não depende do formato do recipiente, mas da densidade do fluído, da altura onde essa pressão é exercida e também da aceleração da gravidade.

O significado de Pressão está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Pressão |