Significado de Preposição


O que é Preposição



Preposição é todo termo invariável que associa duas outras palavras, determinando entre elas estipuladas relações de dependência e de sentido. A origem do termo preposição reporta-se ao latim praepositĭo. Como exemplo de seu uso tem-se as seguintes frases: “Tênis de Carlos” (relação de posse) ou “Ele passeava feliz com a namorada” (relação de companhia).

Todavia, é importante ressaltar que existem diferenças quanto à posição do termo em relação à preposição, ou seja, se ele está como antecedente a preposição é considerado regente, mas se ele estiver sucedendo-o é denominado como regido. Como exemplo tem-se a seguinte frase: “Os alunos da turma B estão atrasados”. “Os alunos” são o elemento regente, enquanto “a turma B” é o elemento regido.

Classificação das preposições

Gramaticalmente, as preposições classificam-se em: essenciais e acidentais.

As preposições essenciais são as que, conforme o nome indica, funcionam somente como preposições, a saber: ante, a, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sob, trás, sobre. Exemplo: “Já disse que só me pronunciarei perante o juiz”.

Preposições acidentais são vocábulos que pertencem a outras classes gramaticais, mas que podem exercer a tarefa como preposições. São elas: como, afora, conforme, exceto, durante, menos, mediante, salvo, segundo, visto. Exemplo: “Agiu segundo a orientação médica” (preposição), “Ele é considerado o segundo maior atacante desse campeonato regional” (numeral ordinal).

Valores das preposições

As preposições não possuem valor quando se encontram isoladas, mas quando inseridas em uma frase elas indicam as várias relações semânticas que são estabelecidas entre os termos regente e o regido, e devido a isso tem a função de fazer a ligação entre os elementos presentes dentro de uma mesma oração.

Deste modo, as preposições podem indicar: tempo, lugar, modo, distância, causa, companhia, instrumento, finalidade. Alguns exemplos de uso nas frases seguintes: “Irei a São Paulo no próximo mês” (lugar). “O prazo para o encerramento da promoção terminará em meia hora” (tempo). “Estava com muito sono hoje pela manhã” (modo).

Locução prepositiva

A relação entre dois ou mais vocábulos é determinado por uma única palavra e não por uma expressão. Como alguns exemplos de locução prepositiva têm-se os seguintes: atrás de, baixo de, acima de, por causa de, ao lado de, defronte a, de, de acordo com, até a, perto de. Em frases, pode ser assim empregado: “Eu vi atrás de você um fantasma” ou “Não parece verdade, mas de acordo com a sua prima foi assim mesmo que aconteceu”.

Existem alguns casos em que ocorre a Combinação que nada mais é do que a junção de uma preposição com outra palavra sem causar nenhuma perda fonética. Por exemplo: ao (ou a + o).

Porém, se houver a perda fonética em uma junção ocorre à chamada Contração. Por exemplo: do (ou de + o), desta (ou de + esta).

Quando ocorre a fusão das mesmas vogais formam-se a crase. Por exemplo: à (preposição a + artigo a). Àquilo (preposição a + a vogal “a” de aquilo).

Em contrapartida, é errado contrair a preposição de com o artigo do sujeito do verbo. Como exemplo: “É o momento de a paz reinar” ou “Não convém de ele entrar”.

O significado de Preposição está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Preposição |