Significado de Prêmio Nobel


O que é Prêmio Nobel



Prêmio Nobel é uma expressão. Prêmio é um substantivo masculino que vem do Latim praemium, que significa “recompensa, dinheiro, vantagem”.

Nobel também é um substantivo masculino – um antropônimo de Alfred Bernhard Nobel, inventor da dinamite.

O significado de Prêmio Nobel descreve uma das principais e mais prestigiadas premiações existentes no mundo, concedidas tanto a indivíduos quanto instituições que fizeram uma contribuição demasiada significativa nos âmbitos acadêmico, cultural ou científico.

Cada ganhador – seja ele uma pessoa apenas ou uma instituição – é premiado com uma medalha de ouro, um diploma com a citação de sua condecoração e uma quantia em dinheiro (superior a 1 milhão de dólares).

A história do Prêmio Nobel se inicia justamente com a morte Alfred Nobel, químico e inventor sueco. Por sempre se sentir desgostoso com a destruição e mortes que a sua invenção causava – os dinamites –, Nobel fez a proposta de criar uma premiação que homenageasse pessoas ou organizações que, no futuro, trouxessem o bem para a humanidade.

Alfred Nobel morreu em 1896 por decorrência de uma hemorragia cerebral, deixando uma herança de 32 milhões de coroas suecas para a criação de tal instituição que seria capaz de administrar a premiação que acabou recebendo o nome de Fundação Nobel.

A Fundação Nobel foi criada em 1900, sendo que sua primeira cerimônia ao Prêmio Nobel aconteceu no ano seguinte, no Conservatório Real de Estocolmo.

Hoje em dia, o Prêmio Nobel ocorre no dia de morte de Alfred Nobel (em 10 de dezembro) e é administrado por instituições da Suécia e da Noruega – as próprias premiações ocorrem nesses países: as anuais são na Suécia, enquanto que o Prêmio Nobel da Paz é entregue em Oslo, na Noruega.

Acredita-se que a escolha de Alfred Nobel pela entrega do Prêmio Nobel da Paz na Noruega esteja relacionada com a paz que o país sempre prezou, enquanto que a Suécia foi um país militarizado.

De todo modo, ambos os países naquela época eram unidos e até hoje eles trabalham na entrega desse famoso prêmio.

No que consiste o Prêmio Nobel?

Como comentado, o Prêmio Nobel é constituído pela entrega de uma medalha, um diploma e um montante em dinheiro.

A medalha do Prêmio Nobel é de ouro verde de 18 quilates, com revestimento em ouro de 20 quilates. Em uma de suas faces, a imagem de Alfred Nobel (em perfil esquerdo) se faz presente, homenageando o fundador da premiação, enquanto que na outra face está escrito o nome da instituição que está concedendo o prêmio.

As medalhas são forjadas pela Casa da Moeda da Noruega.

Os diplomas do Prêmio Nobel são personalizados para todos os premiados, pois irão conter o nome e uma breve citação da razão do prêmio concedido.

Todo diploma é uma obra de arte exclusiva, escrita à mão através de técnicas e materiais que irão variar conforme a área premiada. Quem entrega o diploma para o ganhador é o rei da Suécia ou o presidente do Comitê Norueguês do Nobel.

A questão do dinheiro como parte do Prêmio Nobel é uma forma de auxiliar o ganhar a dar continuidade às suas ações de maneira independente.

Categorias do Prêmio Nobel

No testamento de Alfred Nobel, o sueco determinou que os prêmios concedidos àqueles que trariam benefícios à humanos deveriam ser divididos em cinco partes iguais de áreas específicas.

Por isso, as categorias do Prêmio Nobel existentes são um reflexo da vida do cientista e inventor sueco que proporcionou a criação da Fundação Nobel.

As cinco categorias originais são:

Prêmio Nobel da Física

O Prêmio Nobel da Física é a categoria concedida àquela pessoa ou instituição que realizou a mais importante descoberta ou invenção no campo da física.

A decisão deste prêmio é de responsabilidade da Academia Real das Ciências da Suécia.

O primeiro vencedor do Prêmio Nobel da Física, em 1901, foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen. O reconhecimento ao prêmio foi por seus serviços extraordinários relacionados à descoberta dos raios (radiação X), que foram posteriormente nomeados para sua homenagem.

Até o ano de 2018, foram 112 Prêmios Nobel da Física entregues (com 210 indivíduos contemplados).

Prêmio Nobel de Química

O Prêmio Nobel de Química é aquele concedido para o grupo ou indivíduo que realizou a mais importante descoberta química ou exerceu algum significante melhoramento nessa área.

Da mesma maneira que o Prêmio Nobel de Física, o Prêmio Nobel de Química é também decidido e entregue pela Academia Real das Ciências da Suécia.

O primeiro vencedor no ano de 1901 nessa categoria Nobel foi Jacobus Henricus van’t Hoff, químico neerlandês que descobriu as leis da dinâmica química e pressão osmótica nas soluções.

Até 2018, foram 110 Prêmios Nobel de Química entregues (181 indivíduos contemplados).

Prêmio Nobel da Literatura

O Prêmio Nobel da Literatura é definido e entregue pela Academia Sueca para quem tenha criado um trabalho excepcional na direção de um ideal.

O primeiro ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 1901 foi Sully Prudhomme, citado e reconhecido por sua composição poética que mostra seu idealismo elevado, perfeição artística e por combinar de forma rara as qualidades do intelecto e do coração.

Até o ano de 2018, já foram 110 Prêmios Nobel de Literatura concedidos (com 114 indivíduos contemplados).

Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina

O Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina é basicamente a premiação para a pessoa ou grupo que fez a mais importante descoberta dentro dessa determinada área.

Decidido e concedido pelo Instituto Karolinska de Medicina, o primeiro ganhador foi no ano de 1901: Emil Adolf von Behring, microbiologista alemão que desenvolveu a terapia do soro para tratar a difteria.

Até 2018, houve a entrega de 110 Prêmios Nobel da Fisiologia ou Medicina (com 216 indivíduos contemplados).

Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz é o único dos prêmios que tem cerimônia realizada na Noruega e, por isso, é decidido e concedido por um comitê eleito pelo parlamento desse país.

A função do Prêmio Nobel da Paz é conceder tal prêmio a uma pessoa ou instituição que realizou o melhor trabalho fraterno entre as nações, para abolir ou reduzir os exércitos permanentes, assim como realizou e promoveu congressos de paz.

A primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel da Paz foi o filantropo suíço Henri Dunant que se destacou por seu papel na fundação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Até 2018, 99 Prêmios Nobel da Paz foram entregues (com 133 indivíduos contemplados).

Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel

Essa categoria não é um Prêmio Nobel, muito embora seja confundida com um. Inclusive, certos descendentes de Alfred Nobel não aceitam que tal prêmio seja referido como Nobel, pois o veem como um tipo de “campeonato de relações públicas para os economistas”, sendo algo totalmente contrário ao pensamento de Alfred que tinha desprezo por pessoas que colocavam o lucro como mais importante do que o bem-estar de suas sociedades.

O Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel não é concedido pela Fundação Nobel, mas pelo Banco Central da Suécia.

Patrocinado por ele, tal prêmio foi criado em 1968 (mas o primeiro prêmio aconteceu no ano posterior) e é entregue junto aos outros Prêmios Nobel, mas não na mesma semana.

O ganhador é escolhido pela Real Academia Sueca de Ciências para aquele grupo, instituição ou pessoa que tenha feito a maior e mais importante contribuição na área da economia.

O primeiro ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 1969 foi Ragnar Frisch, economista norueguês responsável por ter desenvolvido e aplicado modelos dinâmicos para a análise dos processos econômicos.

Até 2018, somente 50 Prêmios de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foram entregues (com 81 indivíduos contemplados).

Como são escolhidos os vencedores?

Existe um certo mistério quanto ao processo de escolha dos ganhadores do Prêmio Nobel, no entanto se sabe que os procedimentos de premiação começam ainda em setembro do ano anterior da cerimônia.

Anualmente, todas as entidades que concedem o prêmio solicita o preenchimento de formulários de nomeação a milhares de pessoas (incluindo acadêmicos, cientistas, professores universitários e políticos) de inúmeros países para sugerirem nomes para a nomeação do Prêmio Nobel.

Para o Nobel da Paz, os formulários são também enviados para governos e ganhadores anteriores do Prêmio Nobel.

Dentro dessas sugestões (os formulários devem ser retornados até o dia 31 de janeiro do ano da premiação), a lista de indicados é definida – o comitê filtrará a seleção para em torno de 300 candidatos –, devendo ter representantes de diversas organizações e países.

Com o auxílio de estudiosos das áreas que serão premiadas, o comitê faz a escolha dos vencedores através do voto da maioria.

Cabe lembrar que a decisão não possui recurso.

Além disso, o Prêmio Nobel não pode ser entregue a mais de três pessoas, mas pode ser concedido em nome de instituições para que assim alcance um número ilimitado de indivíduos.

Outro detalhe do Prêmio Nobel é que ele não é entregue post mortem, isto é, depois da morte do candidato. Porém, caso o indivíduo seja eleito vencedor e acabe falecendo, a premiação continuará em seu nome.

Curiosidades sobre o Prêmio Nobel

Não existe a intenção de aumentar o número de áreas contempladas pelo Prêmio Nobel, afinal isso não somente se mantém respeitoso com o testamento de Alfred Nobel, mas também porque permanece atual e importante, pois destaca o avanço do conhecimento que está sempre alinhado com as tendências.

Existem muitos famosos vencedores do Prêmio Nobel, como, por exemplo:

  • Albert Einstein (Prêmio Nobel da Física) - 1921;
  • Barack Obama (Prêmio Nobel da Paz) - 2009;
  • Ernest Hemingway (Prêmio Nobel da Literatura) - 1954;
  • José Saramago (Prêmio Nobel da Literatura) - 1998;
  • Malala Yousafzai (Prêmio Nobel da Paz) - 2014;
  • Marie Curie (Prêmios Nobel de Física e de Química) - 1903 e 1911;
  • Bob Dylan (Prêmio Nobel de Literatura) - 2016.

Já houve casos de recusa do Prêmio Nobel. Um dos exemplos mais famosos foi o do filósofo, intelectual e escritor francês Jean-Paul Sartre: indicado para o Prêmio Nobel de Literatura de 1964 pela obra “A Náusea e Crítica da Razão Dialética”, o premiado escreveu uma carta à Fundação Nobel explicando que se recusava a receber o prêmio porque acreditava que um escritor deve permanecer independente das instituições que concedem tais prêmio.

Na carta, Sartre afirmou que o Prêmio Nobel não trata os escritores de todas as ideologias e nações de modo igual, já que faz preferência aos modelos ocidentais.

Veja também os significados de Física, Literatura e Economia.

O significado de Prêmio Nobel está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Prêmio Nobel |