Preguiçoso é um adjetivo e substantivo masculino. O termo vem de piger, que é “preguiçoso”, possivelmente derivado de pinguis, que quer dizer “gordo, volumoso” pelo sentido de “lento, pesado”.
O significado de Preguiçoso descreve o que possui excesso de preguiça, isto é, é aquele indivíduo desanimado, lerdo, demorado, tardo.
Por exemplo:
“Ele era tão preguiçoso em relação aos seus estudos!”
“Preguiçoso, ele bocejou e resolveu levantar-se da cama para iniciar o dia.”
Um preguiçoso pode ser também chamado de indolente ou malandro, dando a entender que é aquele que não possui trabalho e que não se dedica aos estudos, tendo o sinônimo de vadio.
Preguiçoso também designa aquele que é negligente, que é descuidado, que explana falta de capricho, que não demonstra empenho na realização de determinada tarefa ou obrigação. É alguém relapso.
Por exemplo:
“O aluno era tão preguiçoso com seus temas de casa – ele nunca os fazia!”
“A mente daquela funcionária é muito preguiçosa, atrasando todos nossos compromissos.”
Ainda, preguiçoso também está relacionado com o que não funciona adequadamente.
Por exemplo: “Eu sempre tive problemas com o meu intestino, pois ele sempre foi preguiçoso.”
Entende-se, portanto, que preguiçoso ganha outros sinônimos:
Como antônimo de preguiçoso, destaca-se o termo ativo, mas também:
A preguiça é um dos sete pecados capitais. Para a Igreja Católica, existe um enorme perigo quando há um descanso exagerado por parte de uma pessoa, pois esta a deixa ser dominada pela preguiça, não fazendo mais nada daquilo que precisa, ignorando suas responsabilidades, trazendo dificuldades, dependência de outrem e inatividade.
Na Bíblia Sagrada, a preguiça é abordada amplamente. Alguns exemplos estão em Provérbios:
“O caminho do preguiçoso
É cheio de espinhos,
Mas o caminho do justo
É uma estrada plana.” (Provérbios 15:19)
“As mãos diligentes governarão,
Mas os preguiçosos acabarão escravos.” (Provérbios 12:24)
O bicho-preguiça é um animal natural da Mata Atlântica e da Amazônia, podendo também ser encontrado em alguns países da América Central e do Sul. O nome “bicho-preguiça” se dá por conta de seus movimentos lentos e silenciosos, bem como da própria pelagem que o auxilia em camuflar-se para evitar possíveis predadores.
Jararaca-preguiçosa é um dos nomes pelo qual a jararaca-da-mata é conhecida – a cobra de até 1,6 metro é encontrada no Brasil, Paraguai e Argentina.
Em músicas, a preguiça também é um termo recorrente, como é o caso da canção Céu Azul de Charlie Brown Jr:
“Tão natural quanto a luz do dia
Mas que preguiça boa
Me deixa aqui à toa...”
Há ainda a canção Abc do Preguiçoso do cantor baiano Xangai com o Quinteto da Paraíba, lançada em 2001 no álbum Brasilerança.
Existe uma receita chamada “macarrão de preguiçoso”, nome dado em função a sua facilidade de preparação, que leva o macarrão ninho como ingrediente principal. Também, existe a “sobremesa de preguiçoso” que é rápida e fácil de ser feita para quem não dispõe de muito tempo na cozinha.
A preguiça é a característica predominante em Garfield, famoso gato laranja listrado de uma das tirinhas mais famosas da história, com sua primeira publicação feita em 1978. Recheadas de humor e comédia, as tirinhas do Garfield são de origem estadunidense, do autor Jim Davis.
A popularidade das tirinhas também foi para as telas do cinema com filmes que geraram ótimas risadas com o preguiçoso gato apaixonado por lasanha.
Cadeira espreguiçadeira é um móvel que serve para a pessoa deitar e descansa, indicada para ser posta em jardins, praias e beiras de piscinas.
O significado de Preguiçoso está na categoria Significados