Preconceito é um substantivo masculino. O termo vem da junção de “pré-“, que significa “antes, à frente”, originária do Latim prae-, mais a palavra conceito, também do Latim conceptus, que quer dizer “resumo”.
O significado de Preconceito faz referência a um juízo pré-concebido, ou seja, um juízo de valor que se manifesta a partir de uma atitude discriminatória sem razão objetiva. Geralmente, o preconceito está associado com alguma discriminação em relação a determinadas pessoas, crenças, sentimentos e/ou tendências de comportamento.
Por isso, afirma-se que o preconceito é aquele que não dispõe de fundamento lógico ou crítico, pois é formado de forma antecipada, resultando da ignorância dos indivíduos que se mantêm fiéis às suas ideias anteriormente concebidas e não aceitando outros argumentos ou pontos de vista.
O preconceito é criado por meio de superstições e crenças que, em vários casos, sustentam o repúdio e o ódio a determinado grupo de pessoas – é um julgamento nocivo que se faz sobre as diferenças entre os indivíduos, podendo ser extremamente prejudicial à sociedade, afinal tal atitude pode gerar intrigas, desentendimentos e resultados piores.
Em geral, o preconceito irá desprezar alguma condição social, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou até mesmo a maneira de vestir ou falar de um grupo social ou de um indivíduo.
Pode ser o resultado de uma personalidade sem tolerância, onde o indivíduo preconceituoso é autoritário e acredita que suas ideias pré-concebidas devam ser respeitadas ao máximo, sendo contrário a qualquer outro conceito que extrapole a realidade daquilo que o preconceituoso considera como “normal”.
Na realidade, o preconceito é considerado crime, conforme a Lei nº 7.716/1989 que serve justamente para definir os crimes resultante de preconceito de raça ou de cor:
Para esse tipo de ato, a pena é de reclusão de 2 a 5 anos.
Uma das maiores causas do preconceito no Brasil está na enorme desigualdade social que assola o país, especialmente por criar tipos de preconceito que acometem não somente a cor e o gênero da pessoa, mas também por conta de sua renda (o quanto de dinheiro e/ou bens que ela possui).
Existem vários tipos de preconceito, sendo que os mais comuns são o preconceito linguístico, o preconceito social e o preconceito social. Além deles, o preconceito racial (racismo) é extremamente evidente na sociedade moderna, juntamente com o preconceito sexual e o cultural.
No preconceito sexual, a homofobia é um dos exemplos mais frequentes: é a discriminação e, em casos mais extremos, a atitude agressiva contra pessoas que são homossexuais (gays e lésbicas).
Veja mais sobre o significado de Homofobia e Discriminação.
O preconceito linguístico é a discriminação relacionada às variedades linguísticas. Sem fundamental, tal preconceito é enquadrado na área social, pois tem como alvo as pessoas que falam de forma diferenciada por algum motivo cultural ou histórico.
O preconceito religioso acontece quando uma pessoa é discriminada por causa de sua prática/escolha religiosa, pois o preconceituoso generaliza que todos daquela determinada religião não merecem respeito ou aceitação por parte de outrem.
No Brasil, um preconceito existente é aquele que em que uma pessoa é discriminada pelo local em nasceu ou vive. Um exemplo é com os nordestinos que são chamados de preguiçosos por pessoas de outros estados.
O significado de Preconceito está na categoria Significados