Postulado é um substantivo masculino. O termo vem do Latim postulatus, particípio passado de postulare, que quer dizer “pedir, exigir” – acredita-se que se derive de poscere, que significa “pedir com urgência, exigir”.
O significado de Postulado é, na área da Matemática, entendido como uma sentença que não é demonstrada ou provada, ou seja, é um fato ou princípio indemonstrável ou que não foi demonstrado – onde sua admissão é fundamental para que se estabeleça uma demonstração, tornando-se um consenso inicial para aceitar uma determinada teoria.
Na verdade, o termo postulado é utilizado para se deduzir algo – o que facilita a obtenção de um resultado, através de sentenças. Assim, entende-se que postulado não é uma verdade clara, porém é uma proposição vista como verdadeira, mesmo não sendo evidente.
Postulado é considerado sinônimo de axioma – já que um axioma também é definido como uma sentença ou proposição que é aceita como óbvia sem ter sido demonstrada ou provada. Assim como este, o postulado será aceito como verdade e servirá como ponto inicial para deduções ou inferências de outras verdades.
Embora se considerem sinônimos, os termos postulado e axioma possuem uma diferença interessante: o axioma pode ser uma hipótese inicial de outros enunciados, assim como uma sentença, proposição ou regra que poderá permitir a elaboração de um sistema formal – não precisando de evidências em si próprio ou demonstrações.
Já o postulado, mesmo sendo plausível e não necessariamente precisa ser demonstrado, não é tomado como verdade absoluta da mesma forma que um axioma.
É curioso saber que os axiomas existem na área da engenharia.
Na área da Contabilidade, os postulados são definidos como proposições ou observações de certa realidade que não está sujeita a verificação e que fazem parte da lei maior da Contabilidade, pela razão de definirem o ambiente econômico, social e político que esta lei deve atuar, assim como seu objeto de estudo e sua existência temporal.
Os postulados contábeis são chamados também de “Pilares da Contabilidade”. Os postulados representam a base que se desenvolve todo o raciocínio contábil e são classificados da seguinte forma:
Por isso, os Postulados Ambientais são divididos em Postulado da Entidade e Postulado da Continuidade.
O Postulado da Entidade faz a consideração sobre a necessidade de diferenciação do patrimônio próprio e o patrimônio da entidade jurídica, tanto se pertence a uma pessoa ou um conjunto de pessoas, sociedade ou instituição.
Já o Postulado da Continuidade observa que o processo contábil deve ser projetado com o pensamento que a entidade não terá fim – isso quer dizer, desenvolvê-lo sem prazo estimado de duração. Suspender as atividades pode prejudicar o uso de alguns ativos, perdendo parte ou integralmente o seu valor.
O significado de Postulado está na categoria Significados