Porvir é um substantivo masculino da gramática portuguesa cujo significado é o que ainda está para acontecer, ou seja, denota uma ideia de posteridade, assim como de futuro. O termo é ainda uma junção de duas palavras portuguesas, a saber: por (que é o mesmo que “colocar” ou “apoiar”) e vir (indica algo a ser transportado ou movido). Em outras palavras, porvir possui o sentido de “aquilo que em breve acontecerá”.
A palavra porvir deve ser empregada quando o objetivo é atribuir à ideia de coisas futuras, uma vez que se contrapõe naturalmente aos conceitos de tempo conhecidos como passado ou presente, respectivamente, “aquilo que já aconteceu” e “aquilo que acontece”.
Na língua portuguesa, porvir é compreendido como uma palavra que se refere a futuro imediato, cujo emprego indica certeza de que algum fato é dado como certo para que sua ocorrência seja definitivamente concretizada. Por exemplo: “Quem sofre com todas as adversidades é presenteado pela vida com um porvir de alegria e prosperidade”.
Porvir é o nome de um projeto, cuja iniciativa é de promover e informar, por meio da comunicação, as tendências e inovações no campo da educação com o intuito de incentivar a mobilização social com o auxilio de diversos colaboradores conhecidos como Antenas (grupo de voluntários). O Porvir foi criado em 2011 como um projeto de iniciativa do Instituto Inspirar, o qual é focado na Educação Integral Inovadora.
A palavra porvir pode ser encontrada no hino da Proclamação da República composto por Medeiros e Albuquerque (1867 – 1934) e Leopoldo Migues (1850 – 1902), no seguinte trecho:
“Seja um hino de glória que fale,
De esperanças de um novo porvir!”
Nesse ínterim, porvir é transformar algo para que haja um futuro melhor.
Os sinônimos de porvir são:
Os antônimos de porvir são: