Portanto é uma conjunção utilizada para definir a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase.
O significado de Portanto diz respeito a uma conjunção conclusiva, que no caso é empregada quando se deseja exprimira conclusão de um pensamento dentro de uma oração.
“Portanto” é conjunção, logo, a partir do que está definido pela gramática da Língua Portuguesa, ela compõe um conjunto de palavras que funcionam como conectoras de diferentes orações ou termos que possuem o mesmo valor gramatical.
Por exemplo: “Trabalhei, portanto creio que conseguirei um bom resultado”.
Nesse sentido, as conjunções possuem um papel muito importante na nossa língua. Além das conjunções conclusivas, temos, dentro das conjunções coordenadas: aditivas, adversativas, alternativas e explicativas.
Há também as conjunções subordinativas, dentre elas estão categorizadas as: causais, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
Quando a conjunção conclusiva “portanto” é utilizada no começo da oração, o termo portanto possui significado e passa a ideia de concluir um pensamento que foi exibido na oração anterior a ela.
Por exemplo: “Portanto, o termo usado neste enunciado diz respeito exclusivamente a uma classe gramatical específica da Língua Portuguesa”.
Tanto o termo portanto quanto a expressão por tanto existem no idioma português, porém, elas possuem significados totalmente distintos e devem ser aplicadas em contextos diversos, sob pena de confundir o leitor.
Como foi mencionado acima, a palavra portanto é uma conjunção conclusiva. Já por tanto é formado por um seguimento elaborado pela preposição “por” e pelo vocábulo “tanto”, que pode ser um adjetivo, um advérbio, um pronome indefinido ou mesmo um substantivo. Esse termo é muito utilizado para apontar a ideia de uma quantidade ou mesmo de um valor indeterminado.
Por exemplo: “Você esteve fora por tanto tempo que achamos que havia morrido”.
Conheça abaixo algumas expressões que são consideradas sinônimos da palavra portanto, segundo a Língua Portuguesa: