Poltergeist
A palavra poltergeist tem origem no idioma alemão, onde polter significa “bagunça”, “brincadeira”, “desordem”, “barulho” e geist significa espírito ou fantasma. O significado da palavra poltergeist refere-se à um fenômeno sobrenatural, onde acontecimentos físicos sem uma explicação lógica aparente se sucedem sendo costumeiramente atribuídos a atuação de entidades de um outro plano de existência, como um espírito ou um fantasma.
Poltergeist é também o nome do filme de 1982 escrito por Steven Spielberg com a direção de Tobe Hooper. O filme fez muito sucesso e foi o responsável pela popularização do termo, contando a história de uma família que vive numa casa onde fenômenos estranhos e assustadores começam a acontecer.
O campo de conhecimento que se dedica ao estudo do poltergeist é a parapsicologia. Considerada uma pseudociência, a parapsicologia, classifica e descreve os vários fenômenos que caracterizam o poltergeist e distingue esse de outros tantos tipos de eventos misteriosos que constituem seu campo de pesquisa. Dentro da parapsicologia o poltergeist também é conhecido como Psicocinesia Recorrente Espontânea.
Os fenômenos que de acordo com a parapsicologia caracterizam o poltergeist são: o movimento aparentemente espontâneo de objetos, bem como o seu desaparecimento e reaparecimento; luzes que se apagam e ascendem sozinhas; sons sem uma fonte identificável; portas que se abrem; o surgimento de água em algum local de um ambiente ou de fogo fazendo com que um objeto se incendeie, entre outros.
Para os parapsicólogos o fenômeno do poltergeist está ligado a atuação inconsciente de uma pessoa viva, em geral uma adolescente, que possui capacidades psíquicas mas que não tem ciência disso ou não sabe como controlar esse poder. Assim, essa pessoa, quando tem algum tipo de bloqueio psicológico, trauma emocional, algum tipo de problema psicológico, enfim, acaba manifestando o seu sofrimento interior no ambiente externo, promovendo os mais diversos tipos de fenômenos físicos, e assustando as pessoas próximas que identificam a situação como a ação de algum fantasma ou demônio.
Poltergeist e Assombração
O poltergeist é então confundido muitas vezes com o fenômeno da assombração, também estudado pelos parapsicólogos. Entretanto para esses, tratam-se de fenômenos diferentes, pois o poltergeist não se limita a um local e está sempre associado a presença de uma pessoa que, por causa de suas dificuldades psíquicas e suas habilidades extra-sensoriais acaba desencadeando os fenômenos.
Já na assombração os fenômenos não estão conectados a uma pessoa viva, e estão geralmente ligados a lugares, como casas, por exemplo, podendo ser identificados por anos seguidos, inclusive de geração em geração.
O significado de Poltergeist está na categoria Significados