Poder é uma palavra que tem origem no latim potere, termo que pode ser traduzido como ser capaz de algo, ser possível. Na atualidade a palavra poder possui diversos significados.
Uma das mais comuns definições de poder que podemos citar é a que identifica poder com a capacidade, habilidade, faculdade ou autorização para realizar determinada ação ou atividade. É bastante usual também encontrarmos a palavra poder significando a possibilidade de que determinada coisa venha a acontecer, como por exemplo na frase: “Pode ser que a inflação bata um novo recorde esse mês”.
Contudo, ao lermos ou ouvirmos a palavra poder é bastante provável que ideias como as de domínio ou força nos ocorram, pois poder também é a capacidade que alguém ou uma instituição tem de impor a sua vontade ou exercê-la. Neste sentido poder é aquilo que capacita um indivíduo ou uma instituição a mandar, deliberar, dominar, exercer autoridade, influência, comando e etc.
Assim vemos que poder e política estão associados. Para o sociólogo alemão Max Weber o poder é toda a ocasião que permite a imposição de uma vontade no âmbito de uma relação social, mesmo que para tanto sejam enfrentadas resistências. Desse modo o poder é exercido tanto por organizações e governos, como em pequenos grupos sociais ou relações intimas. Nesse contexto, para que o poder político se consolide ele precisa se manifestar por autoridade, coerção ou influência.
Microfísica do Poder
O filósofo francês Michel Foucault em sua obra a Microfísica do Poder, chama a atenção para o fato de que o poder não é uma exclusividade de alguma pessoas, instituições ou governos. Para ele todos exercemos algum tipo de poder diariamente em casa, no trabalho, na escola e etc. Assim, o poder está inserido na sociedade como uma rede onde todos tem em suas relações diárias contribuído para perpetuar os discursos de poder que estão organizados como uma rede e de forma hierárquica desde as classes dominantes até as pessoas mais simples e humildes da sociedade.
Os Três Poderes
A organização do poder político no Brasil se baseia no conceito de separação dos poderes. Conceito desenvolvido pelo filósofo francês Montesquieu no século XVIII em que o poder é dividido por três para que não fique concentrado na mão de um só indivíduo como em uma Monarquia. A teoria afirma que os três poderes devem atuar de forma autônoma e independente, harmônica e ética.
Poder judiciário - vai cuidar da questão da justiça. O poder irá cuidar do cumprimento das leis, das normas e de todas as questões jurídicas na sociedade;
Poder executivo - O Poder Executivo será o responsável por administrar o governo, como fazem o presidente, o governador e o prefeito;
Poder legislativo - Poder Legislativo será o responsável por criar as leis que regem uma sociedade, como fazem vereadores, deputados e senadores.
O significado de Poder está na categoria Significados