Pluralidade é gramaticalmente classificado como um substantivo feminino e que está inserido na nossa língua portuguesa com o significado de “grande quantidade, multiplo”.
A pluralidade é um termo que tem relação o sentido de diversidade, pois um elemento sendo caracterizado como de característica de pluralidade deve apresentar diversas formas em seus princípios, visões ou formas de agir.
O significado de pluralidade está caracterizado como algo que é variado em diferentes vertentes. Podemos entender melhor com a afirmação de que o que significa ser plural é ter vários elementos diferentes em um mesmo ambiente.
No caso de um indivíduo querer dar fim a um problema qualquer, ele poderá usar da pluralidade de opiniões para ter diversas maneiras de resolver seu problema e eventualmente escolher a que melhor se encaixa com a situação, isso então o levará a ter uma pluralidade de alternativas para conseguir uma solução através da pluralidade de opiniões.
Desta forma, o termo pluralidade é usado comumente para determinar uma situação em que uma pessoa ou objeto está em diversas quantidades, existindo muitos do mesmo. Um bom exemplo que ajuda nessa explicação é o seguinte:
“Devemos lutar pela pluralidade de raças” ou “Para uma melhor dinâmica nos negócios precisamos de uma pluralidade de moedas”.
Seguindo o entendimento desta palavra e levando para a cultura, temos a pluralidade cultural, que faz relação direta com o multiculturalismo de uma sociedade ou nação. Neste caso, numa nação multicultural, pessoas de várias culturas diferentes estão juntas e suas manifestações tradicionais de sua cultura são cultuadas de forma igual e com respeito.
No caso do território Brasileiro, que foi colonizado por diferentes nações que trouxeram consigo suas culturas, podemos dizer que é um país multicultural. Aqui no Brasil existe uma pluralidade muito grande de culturas existentes de várias partes do mundo.
Ao contrário de um país que aceita a pluralidade e o multiculturalismo que resulta em várias culturas no mesmo país sendo respeitada, um país monocultural será aquele em que são regentes leis que privam que outras pessoas expressem de forma mais acentuada sua cultura ou tradições que praticam, os países monculturais restringem a cultura estrangeira e em muitos casos isso se torna crime, pois as pessoas que praticam atos culturais e tradicionais nesses países podem sofrer com a perseguição.
A expressão citada como a pluralidade dos mundos vem diretamente da religião Espírita, ou como também é conhecida, O Espiritismo. Para os praticantes dessa religião, o significado de pluralidade dos mundos é o entendimento de que há uma luralidade dos mundos habitados composto pela existência de muitos mundos dentro do universo que contém vida similar à Terra, mas nestes, as vidas têm evolução classificada por graus diversos, isto é, são graus diferentes de vida evoluída.
Mais parecido com um paraíso de perfeição, os mundos celestes, também chamados de mundos divinos, são locais onde a felicidade e a bondade são os sentimentos e ações dominantes. Os espíritos purificados não sentem necessidade nenhuma de maldade.
São os mundos que estão abaixo dos celestes. Nos mundos ditosos ficam outros espíritos evoluídos e estes vivem uma vida longa mas que podem ser prejudicados por doenças e guerras, além de fome pestes e coisas do tipo.
São mundos que ficam abaixo dos ditosos, mas nestes, sentimentos ou defeitos como a inveja, o ódio e o orgulho não existem. Os espíritos destes mundos estão se preparando par afazer a transição dos mundos das expiações para os mundos para os mundos da felicidade. Para isso, devem passar por provas.
Nestes mundos o mal é o dominante, é nele que se encontra a Terra, pois os espíritos que o habitam continuam imperfeitos, diferenciando-se quando mostram um conceito evoluído do desejo pela paz e do senso de moralidade.
Nos mundos primitivos não existe a moralidade ou muito menos a noção de moral, muito menos a vontade de paz, pois nele habitam os espíritos ruins de raças primitivas que fazem parte de nações particularmente bárbaras.
A pluralidade religiosa é bastante falada mas deve-se diferencia da diversidade religiosa que também é bastante noticiada.
A pluralidade religiosa significa que todas as religiões são verdadeiras e válidas desde que tenham o mesmo objetivo, desta forma, não precisa ser praticante de nenhuma religião, já que é um pensamento filosófico. Já a diversidade religiosa significa que várias religiões e cultos diferentes podem existir no mesmo local.
O significado de Pluralidade está na categoria Significados