Planejamento estratégico é um conceito abordado por áreas como a Administração e que significa fazer e pensar planos de forma estratégica.
Como um processo de gestão de uma empresa pode-se dizer que se trata de um tipo de planejamento empresarial que tem como objetivo estruturar os objetivos, para que haja a seleção de programas de ação e consequente execução. Considera-se, para tanto, as condições internas e externas da corporação e o seu desenvolvimento.
Em outras palavras, o planejamento estratégico permite prever o futuro de uma companhia a médio e a longo prazo. Como um processo de organização, torna-se vital a sua implantação para que se consiga alcançar o sucesso de forma pensada e calculada.
Ele pode ser dividido em três importantes níveis, a saber: Planejamento estratégico, Planejamento tático (pertence ao nível intermediário e se relaciona com a alocação de recursos) e Planejamento operacional (trata-se da formalização dos objetivos e procedimentos que devem ser seguidos).
É importante que o gestor considere os seguintes pontos que são detalhes importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa:
A gestão do tempo (para o aumento da produtividade);
A gestão estratégica dos riscos (reconhecer e diminuir as incertezas e melhorar a capacidade de se gerar valor);
O planejamento financeiro (o direcionamento das decisões financeiras, a previsão de receitas e despesas a serem realizadas);
O planejamento estratégico pessoal (reconhecer as suas forças, fraquezas e estabelecer a visão de longo prazo).
O marketing é fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. Este tipo de planejamento exige constante atualização devido às mudanças do mercado e é bastante eficaz para a identificação de tendências.
O planejamento de marketing é uma ferramenta que permite traçar o perfil do consumidor (ou público-alvo) e o estabelecimento de ações de divulgação, comunicação, distribuição, preço, produtos, serviços, localização do ponto de venda e demais metas a serem alcançadas. A criação de um planejamento estratégico de marketing envolve as seguintes etapas:
São três importantes níveis ou etapas que devem ser realizadas pela gestão. O planejamento estratégico compreende a alta administração, a qual deverá se ocupar com os seguintes fatores: Visão da empresa, forte orientação externa, foco em longo prazo, objetivos gerais e planos genéricos.
O Planejamento operacional é de responsabilidade dos supervisores, os quais devem se responsabilizar pelos seguintes quesitos: Visão das tarefas rotineiras, foco em curto prazo, definição de objetivos e resultados específicos.
Já o Planejamento tático é direcionado aos gerentes da empresa que devem se ocupar com: a visão por unidades de negócio ou de departamentos, foco em médio prazo e definições das principais ações por cada departamento.
Em outras palavras, os planejamentos estratégicos, operacionais e táticos trabalham em conjunto, pois não é possível realizar somente um e se esquecer dos outros. Eles precisam estar devidamente alinhados para que haja o crescimento da corporação.
As principais etapas de um planejamento estratégico são as seguintes:
Definir a missão, a visão e os valores da corporação: Servem como uma orientação ou norteamento para as demais etapas do projeto em que se declaram quais são os propósitos da empresa, onde se pretende chegar, os seus princípios e crenças;
Análise do mercado ou ambiente externo: Quais são as ameaças e as oportunidades que o negócio poderá se deparar;
Análise interna da empresa: Quais são os pontos fortes e os fracos que compõem o empreendimento;
Análise do contexto através do método SWOT, cujas iniciais significam: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);
Definição dos objetivos estratégicos: Quais são as maiores metas da empresa, as quais devem estar relacionadas diretamente a sua missão;
Identificação do público-alvo: Qual é a parcela de pessoas a serem alcançadas com os produtos e serviços a serem comercializados;
Identificação dos objetivos da ação: Envolvem os interesses, políticas de relacionamento e demanda de mercado;
Estabelecer os recursos: Qual é o valor do capital disponível para a realização de investimentos, cobertura de gastos e despesas necessárias;
Controle e avaliação: É o acompanhamento dado que permite analisar o desenvolvimento e resultado das estratégias adotadas no planejamento da empresa.
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