Significado de Planejamento Estratégico


O que é Planejamento Estratégico



Planejamento estratégico é um conceito abordado por áreas como a Administração e que significa fazer e pensar planos de forma estratégica.

O que é Planejamento estratégico

Como um processo de gestão de uma empresa pode-se dizer que se trata de um tipo de planejamento empresarial que tem como objetivo estruturar os objetivos, para que haja a seleção de programas de ação e consequente execução. Considera-se, para tanto, as condições internas e externas da corporação e o seu desenvolvimento.

Em outras palavras, o planejamento estratégico permite prever o futuro de uma companhia a médio e a longo prazo. Como um processo de organização, torna-se vital a sua implantação para que se consiga alcançar o sucesso de forma pensada e calculada.

Ele pode ser dividido em três importantes níveis, a saber: Planejamento estratégico, Planejamento tático (pertence ao nível intermediário e se relaciona com a alocação de recursos) e Planejamento operacional (trata-se da formalização dos objetivos e procedimentos que devem ser seguidos).

É importante que o gestor considere os seguintes pontos que são detalhes importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa:

A gestão do tempo (para o aumento da produtividade);

A gestão estratégica dos riscos (reconhecer e diminuir as incertezas e melhorar a capacidade de se gerar valor);

O planejamento financeiro (o direcionamento das decisões financeiras, a previsão de receitas e despesas a serem realizadas);

O planejamento estratégico pessoal (reconhecer as suas forças, fraquezas e estabelecer a visão de longo prazo).

Planejamento estratégico no Marketing

O marketing é fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. Este tipo de planejamento exige constante atualização devido às mudanças do mercado e é bastante eficaz para a identificação de tendências.

O planejamento de marketing é uma ferramenta que permite traçar o perfil do consumidor (ou público-alvo) e o estabelecimento de ações de divulgação, comunicação, distribuição, preço, produtos, serviços, localização do ponto de venda e demais metas a serem alcançadas. A criação de um planejamento estratégico de marketing envolve as seguintes etapas:

  • Definição: Desde a criação de logomarca e público-alvo até as estratégias de propaganda e marketing a serem utilizadas;
  • Implementação: Quando o planejamento sai do papel e sua ação é devidamente efetivada;
  • Avaliação e controle: Análise do que foi realizado e os resultados obtidos. A avaliação deve ser realizada antes, durante e após a implementação do Plano de Marketing. Já o controle, como uma ação corretiva e preventiva, permite otimizar o tempo e trabalho para a satisfação do cliente e a realização de menores investimentos.

Planejamento estratégico, operacional e tático

São três importantes níveis ou etapas que devem ser realizadas pela gestão. O planejamento estratégico compreende a alta administração, a qual deverá se ocupar com os seguintes fatores: Visão da empresa, forte orientação externa, foco em longo prazo, objetivos gerais e planos genéricos.

O Planejamento operacional é de responsabilidade dos supervisores, os quais devem se responsabilizar pelos seguintes quesitos: Visão das tarefas rotineiras, foco em curto prazo, definição de objetivos e resultados específicos.

Já o Planejamento tático é direcionado aos gerentes da empresa que devem se ocupar com: a visão por unidades de negócio ou de departamentos, foco em médio prazo e definições das principais ações por cada departamento.

Em outras palavras, os planejamentos estratégicos, operacionais e táticos trabalham em conjunto, pois não é possível realizar somente um e se esquecer dos outros. Eles precisam estar devidamente alinhados para que haja o crescimento da corporação.

Etapas do planejamento estratégico

As principais etapas de um planejamento estratégico são as seguintes:

Definir a missão, a visão e os valores da corporação: Servem como uma orientação ou norteamento para as demais etapas do projeto em que se declaram quais são os propósitos da empresa, onde se pretende chegar, os seus princípios e crenças;

Análise do mercado ou ambiente externo: Quais são as ameaças e as oportunidades que o negócio poderá se deparar;

Análise interna da empresa: Quais são os pontos fortes e os fracos que compõem o empreendimento;

Análise do contexto através do método SWOT, cujas iniciais significam: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

Definição dos objetivos estratégicos: Quais são as maiores metas da empresa, as quais devem estar relacionadas diretamente a sua missão;

Identificação do público-alvo: Qual é a parcela de pessoas a serem alcançadas com os produtos e serviços a serem comercializados;

Identificação dos objetivos da ação: Envolvem os interesses, políticas de relacionamento e demanda de mercado;

Estabelecer os recursos: Qual é o valor do capital disponível para a realização de investimentos, cobertura de gastos e despesas necessárias;

Controle e avaliação: É o acompanhamento dado que permite analisar o desenvolvimento e resultado das estratégias adotadas no planejamento da empresa.

O significado de Planejamento Estratégico está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Planejamento Estratégico |