Significado de Planejamento


O que é Planejamento



Segundo a definição do dicionário, planejamento é:

1. Ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento. 2. Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços. 3. Dependência de uma indústria ou repartição pública, com o encargo de planejar serviços.

Desta maneira, podemos inferir que planejamento se trata de um processo, que é contínuo e ativo, e reúne ações integradas e orientadas para fazer com que um objetivo seja alcançado com mais rapidez e eficiência por meio de decisões que são tomadas antecipadamente. Esse processo permite, ainda, que erros sejam evitados e que, quando cometidos, sejam identificados, corrigidos e não retornem a acontecer pelos mesmos motivos. 

O planejamento leva em consideração aspectos como custos, segurança, prazo, desempenho, qualidade, dentre outras variantes que influenciam no funcionamento de um empreendimento, seja ele com intenções lucrativas, ou não. Um planejamento bem feito pode trazer vantagens como: maior controle sobre eventos imprevisíveis, entrega satisfatória de produtos, interface de projetos bem coordenada, melhor eficiência na resolução de conflitos e tomada de decisões mais assertiva.

Em suma, o tempo investido no planejamento é recuperado com os problemas que são evitados na fase de execução do projeto. Desta maneira, é possível concluir que uma das funções do planejamento é diminuir a necessidade de revisar-se o projeto durante a sua execução, economizando-se tempo e força de trabalho.

Multidisciplinaridade

O conceito de planejamento se encaixa em uma série de áreas do conhecimento. Primariamente, é uma importante ferramenta de gestão e administração e é de extrema relevância na preparação, organização e estruturação dos objetivos de um empreendimento. Além de seu papel na hora de tomar decisões antecipadas, o planejamento também é de fundamental valor para obter-se feedback sobre se tais decisões foram acertadas ou não.

Um bom planejamento deve ser desenvolvido em três níveis: estratégico, tático e operacional. Esse modelo foi implementado por L Bertalanffy e foi responsável por originar avanços nas áreas tecnológicas do planejamento de três importantes áreas de interesse comum da sociedade: a educação, o militarismo e o tratamento dado aos problemas ecológicos.

Em sua multidisciplinaridade, o planejamento pode ser visto por várias perspectivas. O planejamento econômico, por exemplo, tem sua origem após a II Guerra Mundial e objetiva criar estratégias para que empresas possam se beneficiar da economia e não gerar gastos desnecessários. O planejamento financeiro, por outro lado, se direciona à gestão das finanças em diversas instituições como os negócios, a família, uma organização sem fins lucrativos etc.  

Outras características

Segundo o autor Idalberto Chiavenato, planejar é o ato de pré-visualizar o que irá ocorrer na empresa, de maneira a adaptar-se para que os objetivos da mesma sejam alcançados. Pra ele, algumas características do planejamento são:

  • Permanência e continuidade, ou seja, o planejamento é um processo recorrente nas atividades empresariais;
  • É voltado para o futuro. Uma das funções do planejamento é tentar antecipar o futuro para que as ações da empresa possam ser eficazes quando o futuro se tornar presente;
  • Preza pela racionalidade quando se trata de tomar decisões;
  • Tenta prever custos e consequências futuras para suas ações presentes;
  • É sistêmico e considera a empresa em sua totalidade;
  • É flexível, podendo ser corrigido e adaptado no decorrer do tempo;
  • É cíclico e contínuo, ou seja, os ciclos se completam e recomeçam;
  • É uma ferramenta de inovação, usada para introduzir mudanças gradativas.

Planejamento estratégico

Quando se trata de planejamento empresarial, o planejamento estratégico é um elemento fundamental, pois exerce uma função de facilitar a gestão da empresa. O fato do planejamento ser pensado de maneira estratégica é de extrema importância no contexto do empreendedorismo. Isso porque o pensamento estratégico irá otimizar a determinação dos objetivos e das ações que deverão ser tomadas para que a empresa alcance tais objetivos, melhorando, assim, a fase de execução do projeto.

Fazer um planejamento estratégico significa fazer um uso eficiente dos recursos que estão disponíveis, aumentando-se a produtividade da empresa e a eficácia das ações executadas. Um dos recursos mais valiosos nesse sentido é a gestão de tempo: quanto melhor o uso do tempo, mais eficaz é o planejamento estratégico. Este planejamento também deve se estender a uma análise minuciosa dos riscos.

Também pode ser considerado como planejamento estratégico o planejamento financeiro, que é outro elemento de grande valia para uma empresa, pois se volta para a previsão de despesas e renda (receita), estruturando planilhas de estimativas do capital necessário para a manutenção da empresa.

Os elementos de uma gestão estratégica costumam estar descritos e especificados em um plano estratégico. Este plano tem o objetivo de dispor didaticamente uma análise do cenário e apresentar as soluções pensadas pelos estrategistas. Geralmente, o plano é composto por: missão (qual a razão de ser); visão (onde a instituição quer chegar); valores (premissas seguidas para que a visão seja alcançada); estratégia (caminho traçado para alcançar a visão) e desdobramentos da estratégia (ações que fazem parte da estratégia).

O significado de Planejamento está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Planejamento |