A palavra plágio designa o ato de alguém que copia uma obra cultural, artística ou intelectual e afirma que a obra copiada ou a parte copiada é de sua autoria.
Assim, o plágio pode ser encontrado nos mais diversos ramos da cultura, música, literatura, trabalhos científicos, trabalhos acadêmicos, letras de música, poesia e etc. O correto quando se utiliza uma criação de outra pessoa é citá-la como referência e conforme o caso pagar pelos direitos de usar a obra ou a parte dela criada por outra pessoa. Quando não se tomam essas providências temos o plágio.
Para impedir o plágio e punir quem o comete, existe uma legislação específica prevista no código Civil do país e também na lei número 9610. Assim, o plágio além de ser uma atitude desonesta e que fere a ética, é também uma prática considerada crime, passível de punição pela lei que protege e impede a violação dos direitos autorais.
Na história da música, especialmente na música popular, existem numerosos casos de plágio. Muitos viraram disputas judiciais e muitos, apesar de evidentes e bem conhecidos por pesquisadores musicais, entraram para a história da música sem passar por questionamentos legais. O músico que é indiciado por plágio em geral é condenado a pagar uma indenização ao verdadeiro autor da obra.
No caso de uma pintura ou objeto copiado, tendo em vista faze-lo passar pelo original com o propósito de se tirar algum proveito de alguém, trata-se de uma falsificação e não um plágio. Do ponto de vista legal essa é uma fraude e recebe no direito o nome de contrafação.
Plágio em Trabalhos Acadêmicos
Dentro do mundo acadêmico a necessidade de apresentar trabalhos é uma constante. Desde artigos, resumos, fichas de leitura e etc., até trabalhos mais complexos como trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), dissertações e teses. E nessa constante demanda, muitas vezes acontece de acadêmicos, para ganhar tempo ou por dificuldade intelectual, optarem por cometer o plágio.
Para evitar a prática do plágio, as faculdades de todo o pais adotam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem uma série de regras técnicas para a confecção dos trabalhos acadêmicos. Dentre essas estão as especificações de como obras de outros autores devem ser usadas e citadas. Tudo pensado e organizado para que fique bem evidente o que é criação do aluno e o que foi uma ideia emprestada de outro autor, impedindo a ocorrência do plágio.
Além disso, existem também softwares que permitem através da internet detectar de forma rápida o plágio, contribuindo bastante para que essa prática se torne cada vez menos comum nos meios acadêmicos.
O significado de plágio está na categoria Significados