Significado de Placebo


O que é Placebo



Placebo

A palavra placebo tem origem no latim placere que quer dizer “agradarei”. Placebo é qualquer substância que seja ministrada a um paciente ou a um enfermo que trate de seu problema de saúde sem que essa substância seja realmente indicada para o seu problema e mesmo assim produz efeitos positivos. Ou seja, é uma substância sem efeito, mas que trata o paciente pela crença dele de que aquela substância irá surtir efeito desejado.

Dessa forma, por exemplo, pode se oferecer um copo com água para uma pessoa com dor de cabeça, afirmando a ela de que o copo contém um remédio para a dor. A pessoa sentirá o alívio depois de algum tempo, acreditando ter tomado a medicação, mas era só água. E isso é placebo.

O placebo, portanto, carece de efeito terapêutico, mas mesmo assim consegue reduzir ou eliminar um sintoma ou até mesmo promover a cura de um paciente. E isso só se dá por que o paciente está convencido de que está ingerindo um verdadeiro remédio.

Existe uma distinção que podemos fazer entre placebo e efeito placebo. Placebo é a medicação ou substância sem efeito terapêutico que é ministrada a determinado paciente. O efeito placebo é o efeito que observamos ou não após o tratamento através do placebo.

Pesquisas cientificas e debates acadêmicos tem se ocupado em pesquisar e entender o placebo, contudo até hoje não existe uma explicação para o porque isso acontece.

Em relação ao placebo, podemos ainda dentro da medicina e farmacologia encontrar o nocebo. O nocebo seria o oposto do placebo. Quando uma pessoa ingere uma substância sem efeitos nocivos, mas acreditando que ela lhe trará algum sintoma, pode-se observar o efeito nocebo, e a pessoa passa a se sentir mal ou desenvolver alguns sintomas sem que haja uma real motivação física ou química para tanto, somente devido a sua crença. 


O significado de Placebo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Placebo |