Significado de Pessach


O que é Pessach



Pessach é uma palavra que chega até o português importada diretamente do hebraicoפסח. O significado de Pessach é “passar por cima” ou também “passar por alto”.

O que é Pessach

A Pessach é uma tradição festiva judaica, conhecida como a “Páscoa Judaica”, chamada também de “Festa da Libertação”.

A Pessach e a Páscoa cristã possuem uma semelhança: ambas festejam a passagem. Enquanto a Páscoa cristã celebra a passagem de Jesus da morte para a vida, ou seja, a ressurreição, a Pessach é a celebração da libertação do povo hebreu do regime de escravidão sob o qual viviam no Egito. Este evento ocorreu no dia 14 do mês Nissan em aproximadamente 1280 a.C.

A celebração da Pessach tem início no dia 15 do mês de Nissan (equivalente ao mês de abril do calendário Gregoriano). A Pessach é um feriado respeitado por todos os judeus e é o mais longo de Israel: as escolas não funcionam, os restaurantes não abrem e a grande maioria da população tira férias.

Há diversos rituais durante a festa da Pessach. Um dos mais simbólicos é não comer alimentos que utilizem fermento. Sendo assim, o pão ázimo, também chamado de Matsá, é parte importante dos rituais

A origem da Pessach é contada no livro do Êxodo, onde encontra-se relatado que os israelitas, ao fugirem do cativeiro, acabaram assando o pão preparado sem tempo de esperar a massa crescer. Assim, o Matsá tornou-se um símbolo da libertação e um ritual bastante importante da Pessach, relembrando o momento apressado da fuga do Egito.

As festividades da Pessach incluem um jantar de comemoração especial, que é chamado de Sêder de Pessach. Nesse jantar, toda a família é reunida ao redor da messa composta de pão ázimo, vinho e ervas amargas. São cantados salmos e canções populares para completar o clima e a atmosfera profundamente espiritual e religiosa.

A Pessach é comemorada por sete dias pelo judeu, sendo que o primeiro e o sétimo dias são sagrados, tidos para o descanso. Nesses dias, não é permitido qualquer espécie de trabalho.

Origem do Pessach

Conta a tradição judaica que a primeira celebração da Pessach se deu há mais de 3.500 anos. Nesta época, conta a Torá que Deus mandou as Dez Pragas em direção ao povo egípcio. Antes que acontecesse a décima praga, Moisés, um profeta, foi instruído por Deus a pedir que cada família hebreia fizesse o sacrifício de um cordeiro e untasse os umbrais das portas com o sangue deste.

De noite, os hebreus se alimentaram da carne deste cordeiro, com pão ázimo e ervas amargas. À meia-noite, um anjo matou todos os primogênitos, animais e humanos egipcios. Foram poupados apenas os que possuíam a casa untada com o sangue do cordeiro.

O Faraó, com medo da ira divina, libertou o povo hebreu. Essa foi a primeira Pessach, embora muitos atribuam o nome à passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, a Pessach relembra, de verdade, a passagem do Anjo da Morte e como a obediência a Deus poupou os primogênitos hebreus.

O significado de Pessach está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Pessach |