Personificação é um substantivo feminino. O termo se deriva do verbo personificar, que por sua vez vem do Latim persona, que quer dizer “ser humano, pessoa”, mas com significado original de “um personagem em uma peça teatral”, provavelmente proveniente do Etrusco phersu-, que é “máscara”.
O significado de Personificação, também já chamado de animismo, refere-se a uma figura de linguagem, em especial se tratando de uma figura de pensamento presente, em bastante uso, nos textos literários.
Basicamente, personificação se conceitua como o ato de conferir características humanas ao que é abstrato ou aos objetos inanimados, como, por exemplo, os animais e emoções.
A personificação tende a “humanizar” determinada coisa, isto é, fornece feições tipicamente humanas ao que, no seu modo original, é algo inanimado.
A ideia é atribuir sensações, comportamentos, sentimentos, características e até qualidades essencialmente humanas (dos seres animados) para os objetos inanimados ou seres irracionais.
Por exemplo, nas frases abaixo há a aplicação da personificação:
Os verbos que tendem a ligar os substantivos inanimados (como “vida”, “sol”, “dia”, “sorte” e “estrelas”) são características dos seres humanos – “cruel”, “sorrir”, “acordar”, “feliz” e “zelar”.
A personificação se caracteriza por ser muito interessante para o português, dando a disposição de ampliar as opções de criação graças ao recurso estilístico – é quase uma estratégia para determinado texto, oração ou discurso que permite que todos os seres tenham vozes, sensações, emoções e atividades.
Além disso, a personificação preza pelo aspecto conotativo, emprestando subjetividade ao texto.
Veja também o significado de Figuras de Linguagem.
Na Língua Portuguesa, o conceito de personificação é conhecido também como prosopopeia, sendo frequente considerados sinônimos, afinal ambos são utilizados como representações de figuras de linguagem que consistem em conceder características humanas a alguma coisa abstrata ou inanimada.
Por isso, a prosopopeia – ou personificação – pode ajudar na compreensão textual, ou seja, favorece o entendimento do que está sendo enunciado ou escrito.
Um exemplo está na Obra Poética de Cecília Meireles:
“E as borboletas sem voz dançavam assim veludosamente.”
A personificação está justamente onde as borboletas recebem as características e ações humanas: “sem voz” e “dançar”.
Veja também o significado de Prosopopeia.
O significado de Personificação está na categoria Significados