Pergunta retórica é um questionamento que não tem como objetivo obter uma resposta, e sim tem como meta estimular a reflexão do ouvinte sobre o assunto em debate. Uma pessoa que faça uma pergunta retórica, já tem sua resposta, mas faz a pergunta procurando ajudar o ouvinte a refletir ou entender o assunto que está sendo discutido ou debatido. Geralmente é usada a ironia e o sarcasmo.
Pergunta é uma palavra que tem origem no latim vulgar, percontari, ou seja, para contar. Retórica tem sua origem na língua grega, ῥητορική (retorikê), em sua forma feminina, referindo-se à fala pública, ao discurso. Em português, retórica é a evolução do latim, rhetorica, que tinha o mesmo significado grego.
Segundo o dicionário Houaiss, a retórica é o emprego de palavras com sentido pomposo ou enfático para criar um discurso que seja ornamentado e vazio, para persuadir ou para que o orador possa se exibir. Dessa forma, a pergunta retórica também só serve para disfarçar uma intenção.
A pergunta retórica, assim, pode até mesmo ser uma declaração de algo que sentimos com relação a um determinado assunto ou situação e o fazemos através de uma interrogação que nos surpreenderia se houvesse uma resposta. Quando dizemos, por exemplo, “Como pode, senhores, haver tanta maldade?”, não estamos na verdade perguntando, estamos afirmando, colocando uma situação que sabemos que não tem uma resposta.
Podemos utilizar também a pergunta retórica para insinuar ou instigar algo. Se dizemos: “Pensa que está me enganando?”, trata-se de uma pergunta retórica para a qual o ouvinte já tem a resposta e, evidentemente, não precisa dizê-la. Dessa forma, a pergunta retórica também tem seu caráter irônico e sarcástico.
A pergunta capciosa, diferentemente da pergunta retórica, tem o objetivo de enganar ou iludir uma pessoa, sendo feita com malícia e maldade, como por exemplo: “Você pensa que é bonito fazer isso?”
O significado de Pergunta Retórica está na categoria Significados